Senado aprova projeto de lei que cria Política Nacional de Economia Circular para promover uso consciente dos recursos e incentivar produtos duráveis.

O Senado brasileiro aprovou, nesta semana, um projeto de lei inovador proposto pela Comissão de Meio Ambiente (CMA), que tem como objetivo criar a Política Nacional de Economia Circular (PL 1874/2022). O intuito desta iniciativa é fomentar o uso consciente dos recursos disponíveis, priorizando produtos duráveis, recicláveis e renováveis. Com a crescente preocupação ambiental em todo o mundo, a economia circular surge como uma alternativa sustentável para garantir a preservação do meio ambiente e utilizar de forma mais eficiente os recursos naturais.

Entre os principais objetivos da Política Nacional de Economia Circular estão a conscientização da sociedade sobre o consumo responsável, além de promover a gestão estratégica, mapeamento e rastreamento dos estoques e fluxos de recursos. Com a implementação deste projeto, espera-se não apenas reduzir o impacto ambiental causado pelo desperdício e pela exploração desenfreada dos recursos naturais, mas também incentivar a inovação e o desenvolvimento de novas práticas sustentáveis na indústria e no comércio.

A proposta agora segue para o exame e votação na Câmara dos Deputados, onde deve passar por novas análises e discussões antes de ser aprovada definitivamente. A expectativa é de que a proposta seja bem recebida pelos parlamentares, uma vez que a economia circular tem se mostrado uma tendência global e uma solução viável para os desafios ambientais e econômicos enfrentados pela sociedade atualmente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo