Repórter Fortaleza

Frente fria traz chuvas intensas ao Sudeste, com previsão de até 200mm em algumas regiões até domingo, alertam especialistas.

Uma frente fria está se aproximando da Região Sudeste do Brasil e promete trazer fortes chuvas e possíveis desastres naturais. De acordo com especialistas, a previsão é de que a região receba até 100 milímetros de chuva em um período de 24 horas, podendo chegar a 200 milímetros em algumas áreas, como no Rio de Janeiro, até domingo. A situação é preocupante e exige atenção por parte da população e autoridades locais.

A chuva intensa é resultado da chegada da frente fria que avançou pela Região Sul do país na quinta-feira. O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alertou que os maiores volumes de chuva são esperados entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado. O diretor de Operações do Cemaden, Marcelo Seluchi, ressaltou a dificuldade logística que esse tipo de temporal pode causar.

Com a chegada da frente fria, já é possível observar áreas com chuva forte, descargas elétricas, granizo e rajadas de vento em estados como São Paulo e Paraná. A partir de amanhã, a previsão é de acumulado muito alto de chuvas em diversas regiões, incluindo litoral norte de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. A coordenadora do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Márcia Seabra, alerta para a possibilidade de ressacas e ondas de até 2,5 metros no litoral fluminense.

No Rio de Janeiro, as regiões mais vulneráveis são a Costa Verde, a região metropolitana e a região serrana, onde podem ocorrer deslizamentos de terra. Segundo Seluchi, a situação também é preocupante na parte sul de Minas Gerais. Em São Paulo, há o risco de inundações e deslizamentos de terra pontuais. A população deve ficar atenta às orientações da Defesa Civil e deixar suas casas caso seja necessário.

Para receber alertas da Defesa Civil, os moradores das áreas afetadas podem enviar uma mensagem com o CEP para o número 40199 ou entrar em contato pelos telefones disponíveis. A prevenção é fundamental diante de situações de emergência causadas pelas fortes chuvas previstas para os próximos dias na Região Sudeste do Brasil.

Sair da versão mobile