Ministério da Saúde divulga que oito unidades federativas brasileiras apresentam tendência de queda no número de casos de dengue.

Oito estados brasileiros apresentam queda consolidada nos casos de dengue, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Roraima e o Distrito Federal são as unidades federativas que registraram essa melhora no cenário da doença. De acordo com a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, esses estados foram os primeiros a enfrentar a epidemia, indicando que o pior momento já passou para essas regiões.

Por outro lado, sete estados ainda registram aumento nos casos de dengue: Alagoas, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Já os outros 12 estados apresentam estabilidade nos números da doença. Mesmo com a queda em alguns lugares, o Ministério da Saúde enfatiza a importância da manutenção das medidas de prevenção e vigilância contra a dengue.

Até o momento, o Brasil registrou 991 mortes por dengue e 1.483 óbitos estão sendo investigados. O total de casos prováveis da doença chegou a 2.624.300, com 24.218 casos graves e com sinais de alarme. O coeficiente de incidência da dengue está em 1.292,4 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

No que diz respeito à vacinação, o Ministério da Saúde já distribuiu mais de 1,2 milhão de doses de vacinas contra a dengue para os estados. No entanto, apenas 53,71% das doses foram aplicadas até o momento. Recentemente, a imunização foi ampliada para 165 municípios, após um equívoco na contagem anterior que indicava 154 municípios. A vacina é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com um esquema vacinal de duas doses com intervalo de três meses entre elas.

É essencial que a população e as autoridades de saúde continuem atentas e engajadas na prevenção e combate à dengue, a fim de reduzir ainda mais os casos da doença no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo