Campanha de vacinação contra HPV em dose única é lançada pela Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro deu início a uma campanha de mobilização nesta quinta-feira (4) com o objetivo de reforçar a vacinação contra o vírus HPV. Essa vacina agora passa a ser aplicada em dose única, trazendo benefícios no combate ao câncer de colo do útero e de pênis, além de outros tipos da doença. A decisão de adotar a vacinação em dose única foi anunciada pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, em uma iniciativa que conta com o apoio das organizações Mundial e Pan-Americana da Saúde.

De acordo com os órgãos de saúde, uma dose da vacina HPV quadrivalente pode ser tão eficaz quanto duas ou três doses em regiões com alta cobertura vacinal. Por isso, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, o município do Rio de Janeiro passará a aplicar a vacina em dose única em adolescentes com idade entre 9 e 19 anos.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, ressaltou a importância da imunização contra o HPV, que protege contra diversos tipos de câncer, principalmente o câncer de colo do útero, mais comum entre as mulheres. No Rio, cerca de 700 mulheres são diagnosticadas com câncer de colo do útero anualmente, uma realidade que poderia ser evitada com a vacinação. Para combater esses números alarmantes, é essencial ampliar a cobertura vacinal e garantir que mais pessoas sejam imunizadas.

Com a disponibilização da vacina HPV quadrivalente em todas as clínicas da família e centros municipais de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde espera contribuir significativamente para a redução dos casos de câncer de colo do útero. Estudos indicam que a vacinação pode reduzir em até 87% as taxas dessa doença. Apesar dos avanços, ainda há um desafio em atingir a meta de 80% de cobertura vacinal, sendo que 74% das meninas e apenas 48% dos meninos foram vacinados no Rio nos últimos anos.

Além dos benefícios individuais para a saúde, a vacinação contra o HPV também tem impacto social e econômico positivo, reduzindo os custos de tratamentos de câncer e complicações relacionadas ao vírus. Por isso, é fundamental que a população aproveite a oportunidade de se vacinar e contribuir para a prevenção dessas doenças.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo