Projeto de Lei propõe acordo no Procon com força de título executivo extrajudicial para acelerar solução de litígios no Brasil.





Projeto de Lei propõe que acordo no Procon tenha força de título executivo extrajudicial

04/04/2024 – 09:35

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Duarte: medida confere celeridade na solução de litígios e contribui para o desafogar o Poder Judiciário

O Projeto de Lei 859/24, de autoria do deputado Roberto Duarte (Republicanos-AC), está em análise na Câmara dos Deputados e visa atribuir força de título executivo extrajudicial aos acordos celebrados entre fornecedores e clientes no Procon.

A proposta propõe inserir essa regra no Código de Defesa do Consumidor com o objetivo principal de evitar que as partes envolvidas tenham que recorrer ao Poder Judiciário em casos de descumprimento do acordo por uma das partes.

Os títulos executivos extrajudiciais possibilitam que o beneficiário execute diretamente a parte inadimplente, sem a necessidade de uma sentença judicial prévia.

Para Duarte, a iniciativa proporciona agilidade na resolução de conflitos e ainda contribui para aliviar a sobrecarga do Poder Judiciário, sem causar prejuízos às partes envolvidas.

Próximos passos: O PL 859/24 seguirá em análise, em caráter conclusivo, nas comissões de Defesa do Consumidor e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Marcia Becker


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo