Implementação dos direitos das pessoas com TEA é cobrada em audiência na Câmara dos Deputados em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo

09/04/2024 – 18:00  


A necessidade de implementação dos direitos das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) foi destaque em uma emocionante audiência pública realizada nesta terça-feira (9) na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados. O encontro foi promovido em celebração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, comemorado em 2 de abril.


A deputada Andreia Siqueira (MDB-PA), responsável por solicitar o debate, clamou por apoio do governo federal para a criação de centros de reabilitação em municípios menores, a fim de garantir o atendimento adequado às pessoas com TEA. Ela ressaltou as dificuldades enfrentadas pelas mães na busca por laudos e cuidados especializados para seus filhos, enfatizando a escassez de profissionais qualificados.


O deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), diagnosticado com TEA aos 14 anos, compartilhou sua visão sobre a falta de efetividade na aprovação de projetos de lei em benefício às pessoas com TEA. Ele destacou a importância de materializar os direitos concedidos em legislações, uma vez que muitas vezes tais direitos não se tornam acessíveis na prática para essa parcela da população.

 

Reportagem – Lara Haje
Edição – Geórgia Moraes

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo