Comissão da Câmara dos Deputados aprova Projeto de Lei que torna crime assediar menores de 16 anos para praticar atos sexuais.






Aprovação do Projeto de Lei que torna crime aliciamento de menores

12/04/2024 – 09:21

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4723/23, que torna crime aliciar, assediar, instigar ou constranger, por qualquer meio de comunicação, a pessoa menor de 16 anos para com ela praticar qualquer ato sexual.

A relatora, deputada Laura Carneiro, recomendou a aprovação da proposta. Segundo a parlamentar, “esse tipo penal serve como um forte dissuasor para aqueles que tentam explorar crianças e adolescentes”.

De acordo com a autora da proposta, deputada Delegada Ione, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) já classifica a conduta como crime, mas apenas se a vítima for uma criança, até 12 anos incompletos. Ela critica o fato de que, no momento, pedófilos só serão punidos se assediarem crianças, não adolescentes.

O projeto também aumenta a pena nos casos de assédio a crianças e adolescentes, que passará a ser de reclusão de dois a quatro anos, além de multa. Atualmente, a pena é de reclusão de um a três anos, mais multa.

Próximos passos: O projeto segue em tramitação com caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Reportagem/RM
Edição – Natalia Doederlein

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo