Campanha de Vacinação Emergencial contra a Febre Aftosa no Ceará: Produtores têm até 30 de abril para imunizar rebanho

No dia 15 de abril de 2024, a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) deu início à Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, em uma única etapa de forma emergencial. Os produtores terão até o dia 30 de abril para adquirir a vacina nas revendas autorizadas. A meta estabelecida é que o Ceará alcance um índice de vacinação de mais de 90% de todo o rebanho do estado, o que corresponde a aproximadamente 2,7 milhões de animais entre bovinos e bubalinos de todas as idades.

Segundo o diretor de sanidade animal da Adagri, Amorim Sobreira, a antecipação da vacinação visa atender aos requisitos para a retirada e reconhecimento internacional através da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esta medida foi tomada para que o estado possa se juntar ao grupo de estados que solicita a retirada da vacina contra a Febre Aftosa.

Além da vacinação, os produtores devem declarar a vacinação do rebanho até o dia 15 de maio, podendo realizar o preenchimento do documento de forma virtual no site da Adagri ou presencialmente em um dos 40 Núcleos Locais da Adagri ou nos escritórios parceiros da Campanha.

A Campanha conta com a parceria de diversos órgãos e entidades, tais como a Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), a Ematerce, a Faec/Senar, a Fetraece, a Aprece e as Secretarias de Agricultura municipais. A retirada da vacinação impactará diretamente na renda dos produtores, proporcionando a liberdade para comercializar animais e derivados em todo o país.

A Adagri coordena o Plano Estratégico de Retirada da Vacinação da Febre Aftosa, elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, visando alcançar o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. Com 41 etapas de vacinação realizadas desde março de 2003, o Ceará espera que esta seja a última etapa, contando com a colaboração de todos os produtores para vacinar seus animais até o dia 30 de abril e tornar o estado Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo