Fiocruz divulga resultado de chamada pública para Apoio a Ações de Saúde Integral nas Favelas do Rio de Janeiro, beneficiando 56 projetos.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou, nesta quarta-feira (17), os resultados da chamada pública para Apoio a Ações de Saúde Integral nas Favelas do Rio de Janeiro, em uma iniciativa que visa contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e promover a participação social na formulação de soluções para os territórios mais vulneráveis do estado. Foram recebidas 143 proposições de diversas organizações sociais de municípios fluminenses, sendo aprovados 56 projetos que totalizam um investimento de aproximadamente R$ 5,6 milhões.

O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, destacou a importância desse marco na promoção da saúde integral das comunidades nas favelas do Rio de Janeiro. Segundo Moreira, a ação reconhece o papel essencial das organizações que atuam nessas regiões e valoriza a participação social na busca por soluções eficazes. Ele ressaltou sua confiança de que os projetos selecionados terão impacto positivo não só nas comunidades beneficiadas, mas servirão de exemplo para todo o país.

O Plano Integrado de Saúde nas Favelas do Rio de Janeiro foi criado durante a pandemia de covid-19 e tem como objetivo apoiar respostas sociais emergenciais, contribuindo para a ampliação da participação social nas ações de saúde. A partir de 2024, a abrangência territorial do plano será expandida de 18 para 33 municípios, incluindo não apenas a capital, mas cidades como Campos dos Goytacazes, Niterói, Petrópolis e Volta Redonda, entre outras.

Os projetos selecionados contemplam uma série de ações, como a construção de cozinhas comunitárias, a promoção da segurança alimentar, atividades de educação em saúde, treinamento profissional específico para as comunidades, ações relacionadas à saúde mental, agroecologia e comunicação em saúde através da arte e cultura. Os detalhes e o resultado final da seleção podem ser acessados diretamente no Portal da Fiocruz, com informações adicionais disponíveis através do e-mail enfrentamentocovid19favelasrj@fiocruz.br.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo