Comissão de Educação aprova transformação do campus de Oiapoque em Universidade Federal da Fronteira Norte para impulsionar desenvolvimento regional.







Transformação do Campus de Oiapoque em Universidade Federal

Aprovada transformação do campus de Oiapoque em Universidade Federal da Fronteira Norte

Na última terça-feira (23), a Comissão de Educação (CE) aprovou o projeto de lei 3.455/2023, de autoria do senador Randolfe Rodrigues, que propõe a transformação do campus de Oiapoque da Universidade Federal do Amapá (Unifap) na Universidade Federal da Fronteira Norte (Unifron).

O relator da matéria, senador Fabiano Contarato, apresentou parecer favorável à proposta, que agora seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Segundo o projeto, a Unifron será uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação com o intuito de oferecer ensino superior de graduação e pós-graduação, desenvolver pesquisas, extensão e cultura, além de promover a inovação e o desenvolvimento regional.

De acordo com o senador Randolfe, a transformação do campus de Oiapoque em uma instituição autônoma é fundamental para avanços significativos na expansão da educação superior no Amapá e no fortalecimento da cooperação com a Guiana Francesa.


(continuação do texto)

O relator ressaltou que a transformação do campus atende à Meta 12 do Plano Nacional de Educação (PNE), que busca ampliar as taxas de matrículas no ensino superior até 2024. Com a criação da Unifron, novas oportunidades de ensino, pesquisa e extensão serão oferecidas na região.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo