2023: Europa registra recorde de dias com ‘estresse térmico extremo’ acima de 46ºC, impactando milhões de pessoas e causando bilhões em prejuízos.




Europa enfrentou recorde de dias com estresse térmico extremo em 2023

Europa enfrentou recorde de dias com estresse térmico extremo em 2023

A Europa registrou em 2023 um número recorde de dias em que a população enfrentou um “estresse térmico extremo”, ou seja, uma sensação de temperatura superior aos 46ºC, segundo dados de dois grandes observatórios climáticos, o Copernicus e a Organização Meteorológica Mundial (OMM).

De acordo com as estimativas, o fenômeno provocou prejuízos de bilhões de dólares e impactou mais de dois milhões de pessoas em toda a Europa.

“Estamos observando uma tendência crescente no número de dias com ‘estresse térmico’ em toda Europa e 2023 não foi exceção”, afirmou Rebecca Emerton, cientista climática do observatório Copernicus.

Essa situação alarmante levanta preocupações sobre os impactos das mudanças climáticas na região e a necessidade urgente de adoção de medidas para mitigar os efeitos do aquecimento global. O aumento das temperaturas e dos eventos climáticos extremos podem trazer consequências devastadoras para a sociedade e o meio ambiente.

Diante disso, os especialistas alertam que é preciso investir em políticas de adaptação e mitigação, bem como acelerar a transição para fontes de energia limpa e sustentável, a fim de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e frear o aquecimento global.

Portanto, o recorde de dias com estresse térmico extremo em 2023 na Europa serve como um alerta para a necessidade de ação imediata e efetiva para combater as mudanças climáticas e proteger o nosso planeta.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo