Comandantes das Forças Armadas implicam Bolsonaro em reuniões golpistas em depoimento à Polícia Federal. Almirante da Marinha se mantém calado.




Depoimento de ex-comandantes das Forças Armadas à Polícia Federal

Depoimento de ex-comandantes das Forças Armadas à Polícia Federal

No decorrer de sete horas de depoimento à Polícia Federal, o ex-comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, confirmou sua participação em reuniões golpistas e implicou o ex-presidente Jair Bolsonaro como responsável pela manutenção dos acampamentos em frente a quartéis. O militar negou ter sido omisso diante de planos de ruptura democrática e ignorou o apoio dado a acampamentos golpistas.

Outro comandante das Forças Armadas, Carlos Baptista Júnior, da Aeronáutica, também confirmou sua presença em encontros de teor golpista no Palácio da Alvorada. Em conversas com interlocutores, Baptista Júnior expressou sua oposição às intenções antidemocráticas do governo anterior.

Antes dos depoimentos dos dois à PF, a delação do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, e provas obtidas na investigação haviam colocado o foco em outro ex-comandante: Almir Garnier Santos, da Marinha, que teria apoiado investidas golpistas. No entanto, no depoimento à polícia, o almirante optou por se manter em silêncio.

O episódio desta quarta-feira (6) do podcast Café da Manhã aborda os depoimentos dos comandantes das Forças Armadas no governo Bolsonaro. A reportagem da Folha, por meio do repórter Cézar Feitoza, revela os bastidores e a repercussão do que os militares revelaram à Polícia Federal.

O Café da Manhã é um programa de áudio publicado no Spotify, que é um serviço de streaming parceiro da Folha nesta iniciativa. O episódio pode ser acessado gratuitamente no aplicativo após cadastro.

Produzido de segunda a sexta-feira, sempre no início do dia, o Café da Manhã é apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Laila Mouallem e Carolina Moraes, e edição de som de Thomé Granemann.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo