Companhia americana faz história ao pousar nave na superfície da lua: Intuitive Machines quebra ausência de meio século dos EUA.






Empresa americana faz história com pouso na Lua

22 de Outubro de 2022

Na última quinta-feira, a empresa americana Intuitive Machines, com sede em Houston, realizou um feito histórico ao se tornar a primeira empresa comercial a colocar uma nave na superfície da Lua. O módulo Odysseus pousou perto do polo sul lunar, marcando um momento relevante para a exploração do espaço e para o programa espacial dos EUA.

Foi um avanço significativo, quebrando uma ausência de meio século dos Estados Unidos na superfície da Lua desde a última missão da Apollo em 1972. A agência espacial norte-americana Nasa comprou espaço no Odysseus para seis instrumentos científicos, comemorando o “triunfo” e destacando o poder das parcerias comerciais.

O diretor de voo, Tim Crain, anunciou que o módulo estava na superfície lunar e transmitindo sinal, e os funcionários da empresa se emocionaram com a notícia, aplaudindo o sucesso da missão.

Às 23h23 GMT, o Odysseus pousou na Lua, e os controladores tiveram que esperar vários minutos até captar um sinal de confirmação fraco. Os engenheiros irão analisar o comportamento da poeira lunar e verificar se o módulo está coletando energia adequadamente através de suas células solares nas próximas horas.

O local de pouso planejado era um terreno cheio de crateras próximo a um complexo montanhoso de 5 km de altura conhecido como Malapert, sendo o ponto mais ao sul da Lua já visitado por uma nave. A Nasa investigará o comportamento da poeira lunar e irá analisar o sistema de câmeras da Universidade Aeronáutica Embry-Riddle, que teoricamente deveria ter se soltado do módulo durante o pouso.

O artista Jeff Koons também anexou uma caixa na lateral do módulo de pouso contendo 125 pequenas bolas de aço inoxidável para representar as diferentes fases da Lua ao longo de um mês, em uma contribuição artística para a missão.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo