Deputada Gleisi Hoffmann intensifica críticas à imprensa nas redes sociais em novembro, dedicando 13 postagens aos principais jornais do país.



Deputada Gleisi Hoffmann critica imprensa nas redes sociais

Desde novembro, a presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), tem utilizado suas redes sociais para rebater reportagens e editoriais de jornais que considera negativos para o governo Lula 3 e seus aliados, ou que vão de encontro a teses econômicas e políticas defendidas pelo partido.

De acordo com levantamento do Painel, Gleisi intensificou suas críticas à imprensa, com 13 postagens no mês de novembro, em comparação com as 24 publicações feitas entre maio e outubro. Membros do PT têm manifestado desconforto com a conduta da deputada, argumentando que ela deveria se resguardar mais nas redes sociais devido à sua posição institucional.

As críticas de Gleisi têm se concentrado nos três maiores jornais do país: Folha, O Globo e O Estado de S. Paulo. A deputada dedicou postagens para rebater editoriais sobre temas como aumento de despesas públicas, tentativas de politização do apagão no país, viagens do presidente Lula ao exterior e gastos no cartão corporativo.

Além disso, a deputada também tem criticado textos e editoriais que tratam do conflito entre Israel e o Hamas, especialmente os que têm um viés contrário ao grupo palestino. Em novembro, o Estadão se tornou um dos principais alvos das críticas de Gleisi, após publicar uma reportagem sobre a visita da mulher de um líder do Comando Vermelho ao Ministério da Justiça. Em um total de 13 publicações, 6 foram dedicadas a criticar o jornal.

Gleisi chegou a engrossar os ataques à jornalista Andreza Matais, do Estadão, e rebateu reportagens de Estadão e Folha, defendendo-se de ter atacado alguém. Procurada pelo Painel, a deputada não quis se manifestar.

Com esta atitude, Gleisi Hoffmann chama atenção para o papel das redes sociais na política e para o embate entre representantes partidários e a imprensa. A discussão sobre a liberdade de expressão e o papel dos veículos de comunicação na sociedade se torna ainda mais relevante diante do cenário político atual.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo