“Dívida não é um demônio”, afirma autor em nova série de vídeos sobre independência financeira lançada pela Folha.






Entrevista com Michael Viriato sobre independência financeira

Dívida não é um demônio, diz Michael Viriato

Autor do blog De Grão em Grão, da Folha, e sócio da Casa do Investidor, Michael Viriato concedeu uma entrevista à repórter especial da Folha Teté Ribeiro, onde discutiu o tema do endividamento na vida das pessoas. A conversa foi o ponto de partida para o primeiro vídeo da série Como Ter Independência Financeira, lançado no YouTube no último domingo (28).

Para Viriato, é necessário desmistificar a ideia de que toda dívida é prejudicial. Segundo suas palavras, “De fato, você deveria evitar dívidas, mas não quer dizer que você não deve ter dívida alguma. Endividamento pode ser bom, afinal de contas, empresas têm endividamento”. Ele ressalta a importância de avaliar quais tipos de dívida podem ser interessantes, destacando que se a pessoa se endivida com algo capaz de gerar um retorno maior do que o custo da dívida, então essa é uma “dívida boa”.

O autor também fez questão de diferenciar o propósito por trás das dívidas, exemplificando que contrair uma dívida para comprar uma camisa da moda é bem diferente de pedir um empréstimo para adquirir um bom computador para trabalhar.

Em relação à impulsividade e consumo desenfreado, Viriato destaca: “Vontade é aquilo que dá e passa. Mas e se não passar? Então espera mais tempo, vai passar”. Ele traz reflexões sobre o controle dos impulsos e a importância de pensar a longo prazo quando se trata de dívidas e investimentos.

A busca pela independência financeira é um sonho comum para muitos, mas também pode ser uma realidade. A série Como Ter Independência Financeira traz recomendações de especialistas, como planejadores financeiros e gestores de patrimônio, bem como depoimentos de pessoas que alcançaram esse objetivo.

Além dos vídeos, a série conta com reportagens em texto, publicadas na edição impressa na última segunda-feira dos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, com a versão online disponibilizada no domingo anterior.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo