Epic Games vence batalha judicial contra gigante da tecnologia em disputa por controle monopolístico na loja de aplicativos Android.



Vitória da Epic Games contra o Google

No dia 11 de janeiro, a Epic Games, desenvolvedora do popular jogo “Fortnite”, obteve uma vitória significativa nos tribunais dos Estados Unidos. Um júri decidiu que o Google estava exercendo um controle monopolístico ilegal em sua loja de aplicativos para Android.

A batalha judicial teve início em 2020, quando a Epic Games processou tanto o Google quanto a Apple, alegando que ambas as empresas estavam abusando das condições de suas lojas de aplicativos para dispositivos móveis com sistemas operacionais iOS ou Android. Uma das principais reclamações dos desenvolvedores era a porcentagem das compras feitas através das lojas de aplicativos, como a Google Play e a Apple Store, que as gigantes tecnológicas retinham como “taxa”.

O júri rapidamente decidiu a favor da Epic Games, concluindo que o Google havia empregado diversas estratégias ilegais para manter seu monopólio na loja de aplicativos para aparelhos Android. O CEO da Epic, Tim Sweeney, comemorou a vitória, declarando no Twitter: “Vitória sobre o Google! Após quatro semanas de depoimentos no tribunal, o júri da Califórnia decidiu contra o monopólio do Google Play em todas as acusações”. O próximo passo será decidir como o Google compensará a Epic Games pelos danos causados.

O Google anunciou que planeja recorrer da decisão, e o caso ainda pode se estender por meses ou até anos. Wilson White, vice-presidente de Assuntos Governamentais e Política Pública do Google, afirmou: “Continuaremos defendendo o modelo de negócios do Android e mantemos nosso compromisso firme com nossos usuários, parceiros e o ecossistema Android como um todo”. Vale ressaltar que aproximadamente 70% dos smartphones do mundo utilizam o sistema operacional Android.

Folha Mercado

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo