Ex-campeão de xadrez Garry Kasparov alerta: Putin está travando guerra contra a ordem mundial liberal e é necessário apoio do Ocidente





Artigo Jornalístico

Ex-campeão mundial de xadrez critica Putin e pede apoio do Ocidente à oposição russa

O renomado ex-campeão mundial de xadrez, Garry Kasparov, 60 anos, concedeu uma entrevista à AFP onde fez duras críticas ao presidente da Rússia, Vladimir Putin. Segundo Kasparov, Putin compreende apenas a linguagem da força e encontra-se em uma verdadeira guerra contra a Ucrânia, a Otan, a União Europeia e, principalmente, contra a ordem mundial liberal.

O ativista e ex-enxadrista enfatizou a importância da inclusão de vozes da oposição russa na luta do Ocidente contra o governo de Putin. Kasparov afirmou que para derrotar “o putinismo e todas as forças do mal que ele representa”, é indispensável que pessoas que questionem a legitimidade do governo e se posicionem contra a guerra e a anexação da Crimeia façam parte desse movimento.

Kasparov, crítico ferrenho do regime de Putin, teve seu nome adicionado à lista de “terroristas e extremistas” pela agência de monitoramento financeiro da Rússia na última semana. Desde sua aposentadoria do xadrez em 2005, ele tem dedicado sua vida ao ativismo político e durante a última década viveu exilado nos Estados Unidos. Em entrevista, ele revelou que está trabalhando juntamente com outros dissidentes na formulação de um plano para a oposição russa, visando a criação de uma Rússia livre e democrática.

Desafios da oposição russa

No entanto, apesar dos esforços, a oposição russa enfrenta desafios internos, com divergências entre seus líderes. Kasparov e Alexei Navalni, principal opositor de Putin que faleceu de forma repentina em fevereiro, já tiveram desavenças no passado. Recentemente, as discordâncias se ampliaram em relação às estratégias de protesto contra as eleições presidenciais russas, que estão ocorrendo neste fim de semana e provavelmente garantirão a reeleição de Putin em um cenário político que dificulta a emergência de uma oposição efetiva.

Apoio do Ocidente e desafios na Ucrânia

Kasparov ressalta a importância do apoio do Ocidente para fortalecer a oposição russa e frear as ações agressivas de Putin. Ele expressa sua frustração com a relutância do Ocidente em apoiar plenamente a Ucrânia no conflito com a Rússia, que já completou dois anos desde a invasão russa. O ex-campeão mundial também critica a eficácia das sanções impostas à Rússia e pede mais financiamento para Kiev, sugerindo medidas como o confisco de bens russos e o fornecimento de mísseis de longo alcance.

Para Kasparov, a falta de ação decisiva por parte do Ocidente é interpretada como uma fraqueza que encoraja Putin a continuar suas agressões. Ele questiona as promessas de “consequências devastadoras” feitas pelo presidente dos EUA, Joe Biden, e alerta que é fundamental que o Ocidente não permita mais violações por parte do regime russo.

É evidente que as críticas de Garry Kasparov visam não apenas a denunciar as ações autoritárias de Putin, mas também a buscar apoio internacional para fortalecer a oposição e conter as ameaças representadas pelo regime russo. Resta agora aguardar as reações e possíveis ações do mundo ocidental diante desse cenário de tensão crescente.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo