Ex-presidente do PT defende boicote a empresas de judeus no Brasil durante programa político de esquerda. Conib repudia declarações.







Ex-deputado José Genoino defende boicote a empresas de judeus pelo Brasil

Ex-deputado José Genoino defende boicote a empresas de judeus pelo Brasil

Por Diego Felix

Em uma recente participação no programa Sabadão do DCM, do site Diário do Centro do Mundo, o ex-deputado e ex-presidente do PT, José Genoino, fez declarações polêmicas ao defender o boicote a empresas de judeus no Brasil.

Genoino afirmou: “É interessante essa ideia do boicote por motivos políticos que ferem interesses econômicos. Inclusive tem esse boicote em relação a determinadas empresas de judeus”. Além disso, ele defendeu o corte das relações comerciais na área de segurança e defesa com o estado de Israel.

As declarações se deram em resposta ao apoio dado pelo presidente Lula à denúncia apresentada pela África do Sul à Corte Internacional de Justiça por suposto genocídio por Israel praticado na guerra contra o Hamas, na Palestina, no início deste ano. Israel nega as alegações da África do Sul.

A Conib (Confederação Israelita do Brasil) emitiu uma nota repudiando veementemente as declarações de Genoino. Segundo a entidade, o antissemitismo é crime no Brasil e o boicote aos judeus foi uma das primeiras medidas adotadas pelo regime nazista contra a comunidade judaica alemã, que culminou no Holocausto.

Em relação ao conflito no Oriente Médio, a Conib pede moderação ao governo brasileiro, afirmando que as falas extremadas e em desacordo com a tradição da política externa podem importar as tensões daquela região ao nosso país.

A coluna tentou entrar em contato com o ex-deputado, porém, sem sucesso até o momento.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo