Funeral de Alexei Navalni em Moscou: presença policial, alegações do governo e homenagens ao principal opositor de Putin.




Funeral de Alexei Navalni em Moscou

Forte presença policial no funeral de Alexei Navalni em Moscou

No dia 1º de abril, o funeral de Alexei Navalni, principal opositor de Vladimir Putin, está sendo realizado em Moscou sob uma forte presença policial. O governo da Rússia deixou claro que qualquer reunião não autorizada em homenagem a Navalni será considerada uma violação da lei.

Relatos de aliados de Navalni indicam que mais de mil pessoas estão presentes nos arredores de uma igreja no distrito de Marino, onde uma cerimônia religiosa está sendo celebrada em memória do opositor russo. Imagens feitas por agências internacionais mostram ao menos centenas de pessoas reunidas na região.

Lá fora

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo

A morte de Navalni, aos 47 anos, em uma prisão de alta segurança na remota região de Iamalo-Nenets, ocorrida no dia 16 de março, tem gerado controvérsias. Seu laudo de morte alega causas naturais, mas sua família acusa Putin e seu governo de tê-lo assassinado, sem apresentar provas concretas.

O Kremlin nega envolvimento do Estado na morte do opositor e afirma não ter conhecimento de nenhum acordo para libertá-lo. Após o serviço religioso, o corpo de Navalni será sepultado no cemitério Borisovskoie, em Moscou.

Os aliados de Navalni, em sua maioria vivendo exilados, estão transmitindo informações ao vivo sobre o funeral, alegando baixa cobertura da mídia. Eles pediram à população que deseja honrar a memória de Navalni e não pode comparecer ao funeral que visite pontos turísticos durante a noite desta sexta-feira.

Protestos em defesa de Navalni, enquanto ele ainda estava vivo, eram marcados por forte presença policial. Autoridades alertaram que qualquer ato desse tipo seria considerado uma manifestação política proibida pelas leis de protesto do país.

Grupos de direitos humanos aconselharam os presentes a levar passaportes e garrafas de água, e a anotar contatos de advogados, pois podem ser detidos durante o evento. Navalni era uma figura desafiadora para Putin, organizando protestos e denunciando a corrupção no governo russo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo