Investigação da ONU revela horrores da invasão russa à Ucrânia: civis mortos, torturas e estupros em novo balanço devastador.






Investigação da ONU revela violações russas na Ucrânia

Investigação da ONU revela violações russas na Ucrânia

Um novo relatório apresentado pelos investigadores da ONU nesta sexta-feira (15) trouxe à tona um balanço chocante da invasão russa na Ucrânia, que completou dois anos no mês passado. Entre as graves violações apontadas estão civis mortos, casos de tortura, estupros e apropriação de bens culturais.

A comissão de investigação, criada pelo Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas, revelou “novas evidências de que as autoridades russas violaram os direitos humanos internacionais e as leis humanitárias internacionais, cometendo crimes de guerra”. Essas conclusões foram baseadas em 16 visitas recentes à Ucrânia e mais de 800 entrevistas realizadas com mulheres e homens locais.

As denúncias trazidas à tona são extremamente preocupantes, e reforçam a necessidade de responsabilização por esses atos violentos. A ONU tem destacado a importância de garantir que os responsáveis por essas violações sejam levados à justiça e punidos de acordo com a legislação internacional.

Diante dessas revelações, a comunidade internacional precisa se unir para pressionar a Rússia a respeitar os direitos humanos e a soberania da Ucrânia. A situação no país continua delicada, e é fundamental que haja esforços conjuntos para promover a paz e a segurança na região afetada por esse conflito.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo