Mãe de Alexei Navalny é impedida de entrar no necrotério onde supostamente está o corpo do líder opositor russo falecido.







Navalny’s mother denied access to morgue

The mother of Alexei Navalny, the Russian opposition leader who died on Friday (16) in prison, was not allowed to enter the morgue where her son’s body supposedly lies, said Kira Yarmish, who worked as the activist’s spokesperson.

“Alexei’s mother and his lawyers arrived at the morgue early in the morning. They were not given permission to enter. One of the lawyers was pushed out,” the spokesperson emphasized.

“When they asked the staff if Alexei’s body was on the premises, they did not respond,” Yarmish added on social media.


No último dia 16 de abril, fomos surpreendidos com a triste notícia do falecimento do líder opositor russo, Alexei Navalny, em uma prisão. A situação tornou-se ainda mais comovente quando soubemos que a mãe do ativista, juntamente com seus advogados, foi proibida de entrar no necrotério onde supostamente o corpo do filho repousava.

Segundo relatos da porta-voz de Navalny, Kira Yarmish, a mãe e os advogados chegaram ao necrotério pela manhã, mas foram impedidos de acessar as instalações. Conforme destacado por Yarmish, um dos advogados foi até mesmo expulso do local com empurrões, o que gerou ainda mais indignação e revolta.

A falta de permissão para que a mãe de Alexei Navalny pudesse se despedir do seu filho, somada à ausência de respostas por parte dos funcionários do necrotério sobre a presença do corpo no local, levantou questionamentos e gerou um clima de mistério e angústia em torno do ocorrido.

A negação do acesso ao necrotério e a falta de transparência por parte das autoridades russas apenas contribuem para intensificar as desconfianças e especulações em relação aos motivos que levaram à morte de Navalny. Além disso, reacende o debate sobre a falta de respeito aos direitos humanos e a liberdade de expressão no país.

Em tempos de instabilidade política e tensões internacionais, a morte de Alexei Navalny torna-se um evento de grande repercussão global, colocando em evidência a situação dos direitos civis na Rússia e reforçando as preocupações acerca do tratamento dado aos opositores do governo de Vladimir Putin.

Diante desse cenário, a negação do acesso ao necrotério para a mãe de Navalny é mais um capítulo preocupante que se soma à trágica história do líder opositor russo, ressaltando a necessidade de um posicionamento claro das autoridades russas e de uma investigação transparente e imparcial sobre as circunstâncias da sua morte.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo