Presidente da França diz que cabe a Lula decidir sobre convite a Putin para o G20 no Brasil, em novembro




Presidente Lula discute convite a Putin para o G20 no Rio de Janeiro

Presidente Lula discute convite a Putin para o G20

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou nesta quinta-feira (28) que cabe ao presidente Lula (PT) decidir sobre um eventual convite a Vladimir Putin para vir ao Brasil para a cúpula do G20, em novembro, no Rio de Janeiro. Segundo ele, o tema deve ser abordado levando em conta “a liberdade de quem convida e o respeito de todos” do grupo.

No encontro, Macron afirmou: “Eu não tenho lição para dar a ninguém, mas quando o presidente Lula convida, ele é responsável de seus convites.”

O presidente da Rússia, Putin, enfrenta um processo de isolamento internacional por parte dos Estados Unidos e da Europa devido à Guerra da Ucrânia, sendo alvo de um mandado de prisão emitido pelo TPI (Tribunal Penal Internacional) por crimes de guerra no conflito no Leste da Europa.

Macron comparou a possível vinda de Putin ao Brasil com a reunião do G7 em 2019, na França, quando ele convidou o líder russo para uma reunião dias antes da cúpula do clube de países ricos.

O presidente Lula também abordou o tema da guerra na Ucrânia, afirmando que não se sente obrigado a ter o mesmo “nervosismo” que os europeus sobre o assunto, pois está distante do conflito. Ele defendeu negociações de paz e afirmou que os “dois bicudos”, referindo-se à Ucrânia e à Rússia, precisam se entender para alcançar a paz.

As decisões do G20 são consensuais e a diplomacia brasileira terá um papel importante nesse processo. Macron destacou: “Será um trabalho da diplomacia brasileira e nós faremos tudo para ajudar. Estamos a serviço da paz e do interesse comum.”

Apesar das controvérsias sobre o convite a Putin, a possibilidade de sua participação na cúpula do G20 no Rio de Janeiro traz à tona questões importantes sobre relações internacionais e a busca pela paz em cenários de conflito.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo