Presidente dos EUA alerta para possíveis retaliações contra líderes Houthis

Presidente dos EUA ameaça mais ataques contra Houthis

Apesar das promessas de retaliação por parte dos líderes dos Houthis, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertou na sexta-feira que pode ordenar mais ataques se os militantes não cessarem suas ofensivas contra navios comerciais e militares em uma das vias navegáveis mais economicamente importantes do mundo.

“Vamos assegurar que responderemos aos houthis se eles continuarem com esse comportamento ultrajante”, disse Biden a repórteres.

O porta-voz da Casa Branca, John Kirby, explicou que os primeiros ataques tinham como alvo a capacidade dos Houthis de armazenar, lançar e guiar mísseis ou drones, que o grupo utiliza para ameaçar os navios. Ele afirmou que Washington não tem interesse em uma guerra com o Iêmen.

Os Houthis relataram que cinco soldados foram mortos nos primeiros ataques.

Biden, cujo governo retirou os Houthis da lista de “organizações estrangeiras terroristas” do Departamento de Estado em 2021, foi questionado pelos repórteres se acha que o termo “terrorista” descreve o movimento agora. “Eu acho que eles são”, disse.

Com reportagem de Phil Stewart, Idrees Ali e Nandita Bose em Washington; Mohammed Ghobari e Reyam Mukhashef em Áden; Enas Alashray e Mohammed Ghobari no Cairo; e adicional de Daphne Psaledakis, Jonathan Landay e Kanishka Singh em Washington; Andrew Mills em Doha; Maher Hatem em Dubai, e Elizabeth Piper em Londres.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo