Presidentes aproveitam festas de fim de ano em paraísos privados na Bahia e no Rio de Janeiro







Presidentes brasileiros aproveitam paraísos tropicais nas festas de fim de ano

Durante as festas de fim de ano, é comum ver os presidentes do Brasil se distanciando de Brasília para se abrigar em praias “privativas” em paraísos tropicais. O acesso a essas áreas é restrito, já que são consideradas zonas de segurança administradas pela Marinha. Desde a redemocratização, as praias na Bahia e no Rio de Janeiro se tornaram destinos preferidos dos chefes do Executivo.

Neste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está planejando passar o Réveillon na Restinga de Marambaia, uma área restrita localizada no litoral do Rio, sob administração das Forças Armadas. Entretanto, o Palácio do Planalto ainda não confirmou a ida de Lula para a região.

Nos seus dois primeiros mandatos, Lula tinha o hábito de ir para outro local paradisíaco: a Base Naval de Aratu, a cerca de 33 quilômetros de Salvador, na Bahia. Era nesse refúgio que o ex-presidente gostava de passar os feriados. Foi lá que, em 2010, alguns fotógrafos flagraram Lula tomando banho de chuveiro na praia de Inema, localizada na base.

Outro presidente que também apreciava o refúgio em Aratu era Dilma Rousseff (PT), que em 2013 foi flagrada em um passeio de lancha pela Baía de Todos os Santos. Entretanto, o paraíso privado na Bahia não era exclusivo dos petistas. Jair Bolsonaro também escolheu Aratu como destino de Réveillon em seu primeiro ano de mandato em 2019. Já no Réveillon de 2021, Bolsonaro aproveitou o Forte dos Andradas, no Guarujá, e em seguida passou a virada do ano em São Francisco do Sul, em Santa Catarina.

Vale lembrar que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso achou Aratu muito agradável e aproveitou um Réveillon por lá em 1996. Além disso, nas festas de fim de ano, é comum encontrar presidentes em destinos idílicos: o ex-presidente José Sarney gostava de passar as férias na Ilha do Curupu, pertencente a sua família, próximo de São Luís, no Maranhão. Lá, existe uma mansão cuja diária custa R$ 15 mil.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo