Privatização do transporte público: O que a caixa-preta do Bilhete Único revela sobre as concessões em São Paulo







Entrevista sobre a caixa-preta do Bilhete Único – UOL Prime

O renomado podcast UOL Prime, sob a apresentação de José Roberto de Toledo, traz hoje, quinta-feira (11), uma entrevista exclusiva com a repórter Juliana Sayuri. O tema abordado é a caixa-preta do Bilhete Único, que funciona como a conta central para a arrecadação e distribuição de valores para os ônibus operados pela SPTrans e as empresas de transporte sobre trilhos em São Paulo.

O episódio completo está disponível acima para audição, tendo como base a reportagem “Linhas privadas ganham 4 vezes mais, mas transportam menos que Metrô e CPTM”, publicada na seção UOL Prime, que destaca notícias exclusivas e o melhor do jornalismo do UOL.

Segundo os dados revelados pela reportagem, dos R$ 7 bilhões arrecadados pelo Bilhete Único em 2022, cerca de R$ 2 bilhões foram repassados para as empresas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade, que são responsáveis por várias linhas de metrô na capital paulista. Apesar de terem transportado 500 milhões de passageiros, essas empresas receberam uma quantia significativamente maior do que as empresas públicas Metrô e CPTM, que juntas carregaram mais de 1,23 bilhão de passageiros, mas receberam apenas R$ 460 milhões.

Juliana Sayuri ressalta que a situação reflete o modelo atual de “privatizar os lucros e socializar os prejuízos”. Ela obteve essas informações após uma complexa busca através da LAI (Lei de Acesso à Informação), examinando contratos e ouvindo mais de 20 fontes especializadas no assunto.

A questão voltou a ganhar destaque recentemente quando o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) indicou a intenção de privatizar todas as linhas do Metrô e da CPTM até o final de seu mandato, em 2026.

De acordo com a jornalista, a palavra-chave nas concessões atuais é “prioridade”. Isso porque as concessionárias como ViaQuatro e ViaMobilidade têm prioridade nos repasses do Bilhete Único, deixando Metrô e CPTM com o que sobra. Com o aumento do preço da passagem e a continuidade das concessões com as prioridades atuais, as empresas públicas correm o risco de um futuro financeiro incerto.

Em resumo, a repórter destaca que a disparidade nos repasses continuará crescendo e não há indicações de que essa situação irá se reverter tão cedo.

O podcast UOL Prime é lançado semanalmente às quintas-feiras no YouTube do UOL Prime, Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer e em todas as plataformas de podcast.



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