Recordista mundial da maratona Kelvin Kiptum e seu treinador morrem em acidente de carro no Quênia.




Tragédia no atletismo

Tragédia no atletismo: recordista mundial da maratona e seu treinador morrem em acidente de carro

O atletismo mundial está de luto com a trágica notícia do falecimento do recordista mundial da maratona, Kelvin Kiptum, de apenas 24 anos, e de seu treinador Gervais Hakizimana em um acidente de carro no oeste do Quênia. O acidente também deixou um terceiro passageiro ferido, segundo informações divulgadas pela polícia local neste domingo (11).

De acordo com as autoridades, o veículo transportava três pessoas e as duas vítimas fatais morreram no local do acidente, enquanto o terceiro passageiro foi levado ao hospital. “Os dois [falecidos] são Kiptum e o seu treinador”, afirmou Peter Mulinge, comandante da polícia do condado de Elegeyo Marakwet, no oeste do Quênia.

Kiptum, que estabeleceu o recorde mundial (2 horas e 35 segundos) na Maratona de Chicago em outubro passado, estava em fase de preparação para os Jogos Olímpicos de Paris, o que torna essa perda ainda mais impactante para o mundo do atletismo.

Sebastian Coe, presidente da World Athletics, manifestou seu choque e tristeza diante da notícia, enviando as condolências da entidade às famílias, amigos, colegas e ao Quênia. “Um atleta incrível deixa um legado incrível, sua falta será muito sentida”, afirmou Coe em comunicado.

A morte prematura de Kiptum lembra a de outro grande maratonista queniano, Samuel Wanjiru, que também perdeu a vida aos 24 anos. Wanjiru, campeão olímpico em 2008, faleceu em 2011 após cair de uma varanda.

O recorde mundial anterior de distância máxima era detido pelo compatriota queniano Eliud Kipchoge, com 34 segundos a mais que Kiptum. A morte de Kiptum e seu treinador representa uma perda irreparável para o atletismo mundial, deixando uma lacuna que será difícil de preencher.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo