Republicanos destituem secretário de Segurança Interna dos EUA pela crise migratória na fronteira com o México, em preparação para as eleições.






Republicanos destituem secretário de Segurança Interna dos EUA

Republicanos destituem secretário de Segurança Interna dos EUA

Publicado em 28 de setembro de 2022

Os republicanos da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos tomaram uma decisão histórica ao destituir o secretário de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas. A crise migratória na fronteira com o México foi o tema-chave que motivou essa ação, ganhando destaque em meio às eleições de novembro.

Essa é a primeira vez em 150 anos que um alto funcionário do gabinete enfrenta um processo de impeachment. O último caso ocorreu em 1876, envolvendo o Secretário de Guerra William Belknap.

A acusação formal contra Mayorkas foi feita pela Câmara dos Representantes, onde os conservadores têm uma estreita maioria. Ele foi acusado de não fazer cumprir a lei de imigração e de ter “violado a confiança pública”.

A situação na fronteira entre os Estados Unidos e o México tem sido um ponto de tensão significativo nos últimos meses, com um aumento no número de migrantes tentando entrar no país. Os republicanos argumentam que a gestão de Mayorkas tem sido inadequada e que ele falhou em lidar com a situação de forma eficaz.

A destituição do secretário de Segurança Interna tem gerado um intenso debate político, com apoiadores e críticos expressando opiniões divergentes sobre a decisão tomada pelos republicanos.

A crise migratória na fronteira sul dos Estados Unidos continua a ser um tema central nas discussões políticas, e a destituição de Mayorkas certamente terá repercussões significativas nas eleições de novembro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo