Revista Sports Illustrated planeja demitir funcionários após cancelamento de contrato milionário nos EUA.



Revista Sports Illustrated planeja demitir funcionários após cancelamento de contrato

A Sports Illustrated, uma das mais tradicionais revistas esportivas dos Estados Unidos, criada em 1954, está enfrentando uma crise que resultará na demissão de grande parte de seus funcionários. O motivo é o cancelamento do contrato que permite sua publicação, devido à falta de um pagamento de US$ 3,75 milhões (R$ 18,5 milhões).

De acordo com o New York Times, repórteres e editores participaram de uma conferência por Zoom na última sexta-feira (19). Jay Frankl, novo chefe executivo da Arena Group, publisher da revista e de seu site, afirmou que a Sports Illustrated continuaria produzindo conteúdo online até que a situação fosse resolvida.

Entretanto, logo após a conferência, funcionários receberam mensagens com avisos de demissão. Alguns foram informados de que continuariam empregados por pelo menos mais 90 dias. A revista conta atualmente com cerca de 100 jornalistas contratados, que estão com seus empregos em risco.

O contrato que permite a publicação da Sports Illustrated em formatos impresso e digital nos Estados Unidos, Canadá e México foi firmado em 2019, pela Arena Group. A empresa se comprometeu a fazer os pagamentos à Authentic Brand Group, dona da marca Sports Illustrated. Porém, o não cumprimento do acordo gerou a situação atual.

O sindicato da categoria afirmou que possivelmente todos os funcionários serão demitidos, mas o Arena Group ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. No final de 2021, a empresa tinha cerca de 400 colaboradores, e espera levantar de US$ 5 milhões (R$ 24,7 milhões) a US$ 7 milhões (R$ 34,5 milhões) para um processo de reestruturação, embora não esteja claro como isso vai acontecer.

Vale ressaltar que o número de jornalistas contratados pela Sports Illustrated tem diminuído nos últimos dez anos, e a revista passou de uma publicação semanal para mensal. Apesar da crise, o site da revista teve mais de 50 milhões de visitantes em dezembro do ano passado, um crescimento de 100% em relação ao mesmo período em 2019, demonstrando a força do conteúdo digital da marca.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo