Trânsito intenso gera estratégias para retorno do litoral paulista ao interior de São Paulo

A nutricionista Regiane Isquierdo, de 42 anos, e seu marido Alexandre Luis Isquierdo, de 48 anos, têm uma estratégia definida para retornar à cidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, após passarem o fim de semana na praia. Eles planejam sair à meia-noite de segunda-feira, buscando evitar o temido trânsito da volta. Apesar da necessidade de trabalhar cedo, eles optaram por essa alternativa devido à experiência frustrante da sexta-feira anterior, quando o trajeto de 50 minutos até sua casa durou mais de duas horas.

De acordo com a concessionária Ecovias, é esperado um alto fluxo de veículos rumo ao litoral até o domingo à noite. Estima-se que entre 120 mil e 185 mil veículos passem pela estrada no sentido litoral durante esse período. Regiane e Alexandre fazem parte de um grupo de famílias que aproveitam a onda de calor e descem a serra para aproveitar as praias do litoral norte e sul de São Paulo.

Solange Mingareli, de 43 anos, conta que passou quase cinco horas na estrada com o marido e alguns amigos ao deixar a capital na sexta-feira às 17 horas. Ela afirma que essas viagens têm sido recorrentes desde que uma amiga alugou um apartamento para o casal.

Santos, na praia do José Menino, foi o destino escolhido por um grupo de 10 pessoas. Eles montaram uma tenda para abrigar todos e compartilharam um único apartamento com dois quartos. Apesar das dificuldades enfrentadas no trânsito, eles afirmam que valeu a pena.

Os vendedores ambulantes estavam nas praias oferecendo uma variedade de produtos, desde queijo coalho a bijuterias. Eles afirmaram que é importante aproveitar esse movimento, já que nas semanas anteriores as vendas estavam fracas.

Outros turistas decidiram explorar diferentes praias, como Guarujá e Mongaguá. Rafaela Pimpinato, de 26 anos, relata que a cada semana visita um destino diferente. Desta vez, ela e seus amigos planejaram sua estadia em Santos para poderem assistir a uma partida de futebol no domingo.

José Roberto Sales, de 64 anos, tem visitado o litoral com frequência para visitar seu filho e desfrutar da praia em família. Ele está considerando se mudar para a região devido à qualidade de vida proporcionada pela infraestrutura e segurança oferecidas.

Na semana passada, o Parque da Juventude foi inaugurado no calçadão da praia do Itararé. O local conta com uma pista de skate, quadra de basquete e playground para crianças. Apesar disso, houve reclamações sobre a falta de limpeza e presença de fezes de animais na praia.

Neste sábado, houve quase 30 quilômetros de congestionamento no sistema Anchieta-Imigrantes, sendo 21 quilômetros na Imigrantes no sentido litoral. A concessionária Ecovias informou que mais de 155 mil veículos já haviam passado pela rodovia nas últimas horas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo