Tsunami meteorológico atinge praia em Santa Catarina: carros arrastados pelo avanço do mar surpreendem moradores




Tsunami Meteorológico atinge praia do Cardoso em Laguna, Santa Catarina

No último sábado (11), a praia do Cardoso, localizada no Litoral Sul de Santa Catarina, foi atingida por um tsunami meteorológico. Segundo informações da Defesa Civil, esse tipo de fenômeno é de difícil previsão e não é comum de ser observado. Nas redes sociais, circulam imagens que mostram carros sendo arrastados pelo avanço do mar.

A Coordenadoria de Monitoramento e Alertas da Defesa Civil emitiu uma nota explicando que o tsunami meteorológico geralmente está associado a algum sistema meteorológico. No caso deste sábado, uma linha de instabilidade ligada a uma queda de pressão atmosférica avançou pela região, resultando em fortes rajadas de vento.

De acordo com a meteorologista Nicolle Reis, da Defesa Civil, “não havia previsão de mar agitado, mas uma linha de instabilidade avançou sobre a região provocando rajadas de vento e queda brusca de pressão, fazendo com que o mar avançasse em direção à costa”.

Vale ressaltar que, apesar da semelhança no nome, tsunami meteorológico e tsunami são fenômenos diferentes. Enquanto o primeiro é causado por eventos atmosféricos, como queda de pressão e rajadas de vento, o segundo é causado por abalos sísmicos (terremoto), geralmente com maior alcance e potencial destrutivo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo