Prefeitura e Estado proporcionam 1,7 mil escrituras para moradores de S. Bernardo em iniciativa conjunta.

Em uma cerimônia realizada neste sábado (19/8), a Prefeitura de São Bernardo e o Governo do Estado entregaram 1.787 escrituras a moradores de oito conjuntos habitacionais da cidade. O evento ocorreu na quadra da EMEB Celso Augusto Daniel, no Jardim Três Marias, e contou com a presença do prefeito Orlando Morando, do secretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, representando o governador Tarcísio de Freitas, e outras autoridades.

A entrega das escrituras faz parte do processo de regularização fundiária da cidade, que é uma das prioridades da gestão municipal. O objetivo é entregar 50 mil escrituras até o fim de 2024, regularizando cerca de 80% de toda a cidade. O prefeito Orlando Morando destacou a importância da regularização fundiária e ressaltou que a escritura garante o título de propriedade para o morador, além de ser um reconhecimento do esforço que a pessoa teve para conquistar seu imóvel.

O secretário Marcelo Branco também ressaltou a importância da parceria entre a Prefeitura e o Estado para o avanço das melhorias para a população. Ele destacou que o Estado tem um programa de regularização fundiária com a meta de entregar 200 mil escrituras em quatro anos, e que o programa municipal de São Bernardo contribui para aumentar o número de unidades regularizadas.

Ao todo, famílias de oito conjuntos residenciais foram contempladas com a regularização fundiária. Entre eles está o Conjunto São Bernardo do Campo “D – Granja ITO”, localizado na Rua João Antonio Butrico, e o Conjunto São Bernardo do Campo “U1”, “U2”, “U3”, “V1” e “V2”, situados na Estrada Particular Eiji Kikuti, no bairro Cooperativa.

Os moradores beneficiados demonstraram a emoção e a gratidão por receberem a titularidade de seus imóveis. Uma das moradoras mais antigas do Conjunto D.E.R., a aposentada Hilda Tereza Alves de Souza, falou sobre o presente maravilhoso que recebeu do prefeito Orlando Morando e dedicou o momento à sua mãe falecida. Já Ana Gomes da Silva, moradora do Conjunto São Bernardo do Campo “V1”, celebrou a conquista e agora se sente tranquila para deixar seu apartamento para sua sobrinha que mora com ela.

A regularização fundiária é garantida pelo Programa A Casa é Minha, criado em 2017 pela Prefeitura de São Bernardo. O programa já regularizou 35 mil loteamentos por toda a cidade, consolidando-se como o maior projeto de regularização fundiária da história do município. As famílias que ainda não possuem as escrituras podem realizar o preenchimento dos dados e enviar os documentos necessários pelo site da Secretaria de Habitação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo