Segundo especialista, temperaturas no Brasil estão com valores até 5º acima da média sazonal atualmente. (25 palavras)

As temperaturas no Brasil estão atingindo níveis alarmantes, situando-se de 4 a 5°C acima da média esperada para esta época do ano. Essa informação foi confirmada pelo meteorologista Mamedes Luiz Melo, que trabalha no Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Ministério da Agricultura e Pecuária, em entrevista à CNN.

De acordo com o especialista, as regiões mais impactadas por essas altas temperaturas são aquelas que estão sofrendo com o fenômeno conhecido como veranico. Este fenômeno é caracterizado por um período de estiagem, intenso calor e baixa umidade, geralmente ocorrendo durante o inverno.

“A temperatura está em média de 4 a 5°C acima do normal para esta época do ano, com maior incidência no interior e no centro de São Paulo, onde essas temperaturas estão sendo mais intensamente sentidas”, afirmou Mamedes.

O meteorologista prevê que temperaturas recordes sejam registradas, podendo chegar a 40°C em algumas regiões do país. As áreas mais afetadas incluem o Pantanal, no Mato Grosso do Sul, áreas isoladas do Mato Grosso, noroeste de Goiás, sudeste do Amazonas e sudoeste do Pará.

Essa situação é resultado da presença de uma massa de ar seco, que predomina na região central do Brasil, e também é intensificada pelo fenômeno El Niño.

Nesta semana, espera-se que os termômetros atinjam os 32°C na capital paulista, e a umidade do ar deve despencar em todo o país, chegando a 15% em algumas áreas.

“Com isso, os focos de incêndio devem aumentar em grande parte do país, e a qualidade do ar também deverá ser prejudicada em diversos centros urbanos”, alertou Mamedes.

Essa situação preocupante demanda medidas de prevenção e cuidados por parte da população. É importante evitar atividades ao ar livre nos horários de maior calor, hidratar-se adequadamente e tomar precauções para evitar incêndios.

Apesar de ser uma informação preocupante, é fundamental estar ciente dos eventos climáticos e agir de forma responsável para a proteção do meio ambiente e da saúde pública.

Entrevista produzida por Bárbara Brambila.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo