Governo do Ceará e Sebrae firmam cooperação para impulsionar negócios e geração de renda da população negra e de comunidades tradicionais.

O Governo do Ceará firmou uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae) com o objetivo de impulsionar a geração de renda e apoiar os negócios da população negra e dos povos de comunidades tradicionais. A cooperação foi assinada nesta segunda-feira (4), no Palácio da Abolição, e contou com a presença do governador Elmano de Freitas, da titular da Secretaria da Igualdade Racial (Seir), Zelma Madeira, do secretário do Trabalho, Vladyson Viana, do superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo, e outras autoridades.

O foco da parceria será o fortalecimento das políticas públicas, com trabalho conjunto das Secretarias da Igualdade Racial e do Trabalho, além do incentivo da iniciativa privada e apoio da sociedade civil. O governador destacou que essa medida é um avanço para a superação do racismo e promoção da igualdade racial no estado. Ele ressaltou que existe uma injustiça histórica construída no país que precisa ser combatida e que o governo pode colaborar para melhorar a renda e a qualidade de vida das pessoas. Além disso, ele defendeu a construção de uma educação antirracista nas escolas.

A parceria entre Seir e Sebrae prevê a disponibilização de estrutura para o desenvolvimento de projetos e promoção de oficinas para os empreendedores negros e dos povos de comunidades tradicionais, com o objetivo de prepará-los para as dinâmicas de mercado e acesso ao crédito. Além disso, a Secretaria da Igualdade Racial irá realizar o mapeamento dos empreendedores.

A secretária Zelma Madeira ressaltou que essa estratégia fortalece o legado dos povos que historicamente contribuem para o desenvolvimento do país, mas são invisibilizados pelo racismo. Ela destacou que é preciso atingir aqueles que estão em situação de subemprego, desemprego, precarização e informalidade, e que é possível mudar essa realidade. O superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, destacou a importância de dar visibilidade e espaço para o afroempreendedorismo na economia brasileira.

Além disso, as Secretarias da Igualdade Racial e do Trabalho também firmaram um compromisso para assegurar empregabilidade formal e diversidade nas organizações. Serão promovidas oportunidades no mercado de trabalho e empreendedorismo, com o reconhecimento de projetos coletivos e individuais. Será criada uma plataforma para cadastro específico do perfil desses trabalhadores, além de um banco de dados para raça/cor/etnia. Também serão criadas reservas de vagas para pessoas negras e PCT’s nos processos de formação para o trabalho, bem como nos processos de distribuição de créditos e fomento ao empreendedorismo. Serão realizadas formações sobre as relações étnico-raciais e o racismo diretamente com empresas e empregadores.

O secretário do Trabalho, Vladyson Viana, ressaltou a importância de aprimorar as políticas públicas para garantir trabalho e renda com justiça social e racial. Ele enfatizou a estratificação das bases de dados das políticas públicas, com o recorte racial, como forma de direcionar e induzir políticas que garantam equidade racial. Outra frente de trabalho será o microcrédito orientado, oferecido pelo programa Ceará Credi, que será destinado aos empreendedores que buscam gerar renda.

Com essas iniciativas, o governo espera impulsionar o afroempreendedorismo e promover maior inclusão e igualdade racial no estado do Ceará.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo