Polícia Federal deflagra 16ª fase da Operação Lesa Pátria para identificar financiadores de atos golpistas e depredação dos Três Poderes

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira, dia 5 de fevereiro, a 16ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar os financiadores e os responsáveis por fomentar os atos golpistas que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro. Ao todo, estão sendo cumpridos 53 mandados de busca e apreensão em sete estados do país, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os mandados estão sendo cumpridos da seguinte forma: 12 em São Paulo, 26 em Minas Gerais, seis no Paraná, três em Santa Catarina, dois no Mato Grosso do Sul e dois no Ceará.

De acordo com a Polícia Federal, também foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Estima-se que os danos causados ao patrimônio público possam chegar a R$ 40 milhões, em virtude da violência e do dano generalizado praticados contra os imóveis, móveis e objetos do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do STF.

A investigação em curso tem como objetivo apurar a prática de diversos crimes, entre eles a abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Desde o início da Operação Lesa Pátria, já foram cumpridos 78 mandados de prisão, 277 mandados de busca e apreensão e foram instaurados 17 inquéritos. A ação da Polícia Federal é uma resposta enérgica aos atos de violência e vandalismo que atingiram as sedes dos Três Poderes, demonstrando a determinação do Estado em punir os responsáveis.

Essa nova fase da Operação Lesa Pátria demonstra que as investigações estão avançando de forma consistente e que os órgãos de segurança estão empenhados em identificar e responsabilizar todos os envolvidos nos atos criminosos. A população espera que a Justiça seja feita, garantindo que os responsáveis sejam devidamente punidos, de acordo com a legislação vigente.

A Operação Lesa Pátria é mais uma ação da Polícia Federal que reforça a importância de se combater, de forma incansável, qualquer tipo de ação criminosa que afronte os princípios democráticos e prejudique o patrimônio público. O trabalho conjunto entre as instituições de segurança e a atuação do Judiciário são fundamentais para garantir a ordem e a paz social.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo