Aliança Global para Biocombustíveis é apresentada na Cúpula do G20, buscando fomentar a produção sustentável e o uso de biocombustíveis no mundo.

A Aliança Global para Biocombustíveis foi apresentada durante a Cúpula do G20, realizada em Nova Delhi, na Índia, no último sábado (9). O objetivo dessa iniciativa é fomentar a produção sustentável e o uso de biocombustíveis em todo o mundo. Diversos chefes de Estado, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, participaram da cerimônia de lançamento.

A aliança é composta pelos três principais produtores de biocombustíveis do planeta: Brasil, Estados Unidos e Índia. Além dos países, também integram essa iniciativa 12 organizações internacionais, resultando em um total de 19 países envolvidos. A expectativa é que novas adesões sejam feitas ao longo do tempo.

De acordo com informações fornecidas pelo governo brasileiro, essa iniciativa é resultado de um programa ambicioso implementado pelo governo indiano para o uso de biocombustíveis. Dentre as medidas anunciadas, está a adoção de 20% de mistura de etanol na gasolina, a fabricação de automóveis flex e o desenvolvimento e produção de biocombustíveis de segunda geração.

É importante destacar que Brasil e Índia trabalharam em conjunto tanto no nível governamental quanto acadêmico, tecnológico e empresarial para o desenvolvimento dessa política. A Agência Internacional de Energia ressalta a importância de triplicar a produção global de biocombustíveis sustentáveis até 2030, a fim de alcançar emissões líquidas zero até 2050.

Segundo informações do governo brasileiro, os biocombustíveis líquidos já forneceram mais de 4% do total de energia para os transportes em 2022. Com a incorporação do uso de biocombustíveis na aviação e navegação, a fim de reduzir as emissões desses setores, a demanda mundial por esses combustíveis aumentará, ampliando assim a necessidade de mais fornecedores de biocombustíveis.

Vale ressaltar que o Brasil é um dos grandes produtores e usuários de biocombustíveis há 40 anos, obtendo excelentes resultados na criação de empregos e na redução das emissões do setor de transporte. Essa experiência brasileira contribui para que o país se torne um dos principais atores na Aliança Global para Biocombustíveis.

A expectativa é que essa iniciativa impulsione a produção, disponibilidade e uso de biocombustíveis em diferentes partes do mundo, trazendo benefícios tanto para o meio ambiente, com a redução de emissões de gases de efeito estufa, quanto para a economia, por meio da criação de empregos e do desenvolvimento de um setor sustentável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo