Fila de espera por córneas é zerada no Ceará graças à parceria entre Pefoce e Instituto Banco de Olhos

No mês de setembro, em que é realizada a campanha de conscientização para a doação de órgãos, a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) promoveu um evento especial para homenagear as famílias doadoras de córneas. A iniciativa, intitulada “Gratidão”, aconteceu na última quarta-feira (20), na sede da Pefoce, e teve como objetivo celebrar a generosidade dessas famílias e destacar a importância da doação de órgãos para salvar vidas.

Ao todo, estiveram presentes 30 famílias que, ao longo dos anos, realizaram doações de córneas e contribuíram de forma significativa para a sociedade. Com seus gestos de solidariedade, essas famílias proporcionaram uma segunda chance de visão para pessoas que sofrem de problemas oculares graves. Durante o evento, também foi realizado um ato ecumênico, que ressaltou a importância da reflexão e expressou palavras de conforto, amor e agradecimento.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, a diretora de Planejamento e Gestão Interna da Pefoce, Manuela Cândido, a secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Joana Gurgel, a coordenadora da Central de Transplante da Sesa, Eliana Régia, a diretora do Instituto Banco de Olhos do Ceará, Marineuza Rocha, a enfermeira do IBOC, Lisiane Paiva Alencar, a médica perita legista e supervisora do Namca, Ana Leopoldina Rocha, além do superintendente substituto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Felipe Pinho.

Um dos destaques do evento foi o sucesso da parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Secretaria da Saúde (Sesa), por meio da Pefoce e do Instituto Banco de Olhos do Ceará (IBOC). Essa colaboração resultou no aumento das captações de córneas no estado e, consequentemente, na zeragem da fila de espera por esse tipo de transplante. Desde o início das captações na Pefoce, em 2016, o IBOC recebeu um total de 6.862 córneas, sendo 560 apenas no primeiro semestre de 2023. Atualmente, o estado do Ceará disponibiliza córneas para outras federações, enviando cerca de 30% de toda a demanda mensal.

O perito-geral da Pefoce, Júlio Torres, ressaltou a importância dessa parceria e expressou sua gratidão: “Além do nosso papel na busca da verdade e autoria de delitos, é uma satisfação imensa para a Perícia Forense participar desse processo de doação de córneas em nosso estado. Esse evento hoje é para reconhecer o gesto dos familiares e expressar toda nossa gratidão”.

Durante o evento, a secretária executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional da Sesa, Joana Gurgel, também destacou a importância dos familiares nesse ato de transformar vidas: “Quando doamos órgãos, estamos levando a vida para inúmeras pessoas. Em nome da Sesa, agradeço a cada um de vocês por estarem aqui nesse momento. Apesar do momento de dor, tenho certeza de que isso traz paz, em saber da tamanha contribuição para a sociedade”.

A médica perita legista da Pefoce, Marylane Tavares, que perdeu um irmão, destacou o significado especial desse evento: “Meu irmão partiu em agosto do ano passado. Ele sempre ajudou muita gente, e tenho certeza de que esse era um desejo dele. Ficamos felizes em saber que uma parte dele está viva, ajudando outra pessoa. Essa homenagem às famílias reaviva emoções que estavam guardadas e a vontade de ajudar mais ainda, além de divulgar a importância não só no aspecto social, mas espiritual também”.

Essa iniciativa da Pefoce, aliada à parceria com a Sesa, criou um legado de esperança e cura, contribuindo para melhorar a vida das pessoas que necessitam de transplantes de córnea. Essa conquista mostra o poder da colaboração entre instituições governamentais, profissionais de saúde e os cidadãos cearenses. Além da sede em Fortaleza, as captações também são realizadas nos núcleos da Pefoce em Juazeiro do Norte e Sobral.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo