CPMI ouvirá Alan Diego dos Santos Rodrigues sobre atos golpistas e tentativa de explosão em aeroporto de Brasília




AUDIÊNCIA DA CPMI: PRESIDIÁRIO ACUSADO DE ATENTADO COM BOMBA SERÁ OUVIDO

O presidiário Alan Diego dos Santos Rodrigues, condenado por sua participação em uma tentativa de explosão de uma bomba em um caminhão-tanque de querosene no aeroporto de Brasília, será ouvido na quinta-feira (28) pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que investiga os atos golpistas ocorridos no dia 8 de janeiro. O depoimento ocorrerá a partir das 9h.

A convocação de Alan Rodrigues aconteceu em resposta aos requerimentos apresentados pela relatora da CPMI, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA), e pelos senadores Izalci Lucas (PSDB-DF), Jorge Kajuru (PSB-GO) e Ana Paula Lobato (PSB-MA), além dos deputados federais Carlos Sampaio (PSDB-SP), Rubens Pereira Júnior (PT-MA), Rogério Correia (PT-MG), Duarte Jr. (PSB-MA), Duda Salabert (PDT-MG) e Delegado Ramagem (PL-RJ).

De acordo com o senador Izalci, Rodrigues afirmou em seu depoimento no Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil do Distrito Federal que recebeu a bomba no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército e foi instruído a colocá-la no para-lama de um caminhão-tanque de querosene perto do aeroporto. Também foi confirmada a participação de George Washington de Oliveira no atentado e a ajuda do jornalista Wellington Macedo de Souza.

A senadora Ana Paula enfatizou que os atos golpistas e de vandalismo ocorridos no dia 8 de janeiro são apenas o triste desfecho de uma série de eventos anteriores. “A escalada golpista teve muitos capítulos, mas, sem dúvida, um dos mais marcantes foi a tentativa de atentado com bomba, ocorrido em dezembro de 2022”, disse a senadora.

O senador Kajuru destacou a gravidade do atentado, que poderia ter causado a perda de muitas vidas e interrompido o funcionamento do único aeroporto da Capital, já que o carro-bomba estava próximo a um posto de gasolina e concessionárias de veículos.

O deputado Duarte Jr. lembrou que Alan Rodrigues foi candidato a vereador na cidade de Comodoro (MT), porém não foi eleito. O presidiário também possui diversos registros em redes sociais de manifestações contra o resultado das eleições e teria participado de bloqueios de rodovias, permanecendo no Quartel-General do Exército junto a lideranças políticas bolsonaristas como Hélio Negão, Daniel Silveira, Magno Malto e Zé Trovão.

A CPMI é presidida pelo deputado federal Arthur Maia (União-BA).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo