Cogerh promove encontro com comunidades quilombolas da Bacia do Acaraú para discutir gestão de águas no Ceará

No último dia 26 de setembro, a Cogerh (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos) promoveu uma reunião com representantes das Comunidades Quilombolas da Bacia do Acaraú, na Comunidade Quilombola de Bom Jardim/Encantados, localizada no município de Tamboril. O encontro teve como objetivo construir, de forma participativa, os objetivos e a programação do Encontro das Comunidades Quilombolas da região.

Durante a reunião, as técnicas Kamylle Prado e Adriana Oliveira conduziram o momento, que contou com a participação ativa dos presentes. Por meio de perguntas orientadoras trabalhadas em grupos, os representantes puderam pontuar os temas mais pertinentes para os debates que serão realizados no evento.

Após a atividade, ficou definido que o Encontro das Comunidades Quilombolas da Bacia do Acaraú acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro, como parte da programação da Semana da Consciência Negra da Comunidade de Bom Jardim/Encantados.

Renato Baiano, Coordenador Estadual das Comunidades Quilombolas do Ceará (CERQUICE) e membro do Comitê da Bacia do Acaraú, ressaltou a importância do encontro para fortalecer as comunidades quilombolas e dar visibilidade aos Quilombos. Além disso, ele destacou que o evento permitirá que essas comunidades ocupem os espaços de participação social no que diz respeito à gestão de águas no Ceará.

Vale ressaltar que as comunidades quilombolas têm uma vaga garantida no segmento de Usuários de Água na composição dos Comitês de Bacia do Estado do Ceará, de acordo com o Decreto Nº32.470/2017. Atualmente, as Bacias do Acaraú e do Coreaú contam com representações dessas comunidades em suas plenárias.

Na reunião estiveram presentes representantes de cinco das sete comunidades quilombolas da Bacia do Acaraú, incluindo representantes dos municípios de Tamboril e Ipueiras. Além de Renato, Simone dos Santos, que também faz parte da Associação dos Remanescentes Quilombolas e do CBH Acaraú, participou do encontro.

O Encontro das Comunidades Quilombolas da Bacia do Acaraú promete ser um momento importante para as comunidades quilombolas, proporcionando um espaço de debate e participação na gestão de águas no Ceará. A expectativa é de que o evento possa fortalecer essas comunidades e garantir a visibilidade e representatividade que elas merecem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo