Projeto “Pôr do Sol Musical” emociona pacientes e colaboradores do HRN com apresentações musicais ao vivo

No último dia 4 de outubro, o Hospital Regional Norte (HRN), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) em Sobral, promoveu a primeira edição do Projeto “Pôr do Sol Musical”, uma iniciativa que tem como objetivo levar música e emoção aos pacientes, acompanhantes e colaboradores da instituição.

A ideia é realizar apresentações musicais ao vivo todas as sextas-feiras, quinzenalmente, no final da tarde, a fim de inspirar esperança e otimismo a todos que passam pelo hospital. O diretor geral do HRN, Carlos Hilton Albuquerque Soares, ressalta que essa iniciativa visa melhorar a experiência dos pacientes e acompanhantes, além de proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável aos colaboradores.

“A música é terapia, é calma. Musicalizar os ambientes é muito importante para o processo de recuperação dos pacientes”, avalia Soares. Com base nessa perspectiva, a primeira apresentação contou com a participação da orquestra jovem da Escola de Música de Sobral, composta por músicos de 13 a 29 anos.

Sob a condução da maestrina Kátia Sousa e a coordenação-geral do maestro Diego Melo, o grupo, formado por 26 integrantes, proporcionou momentos emocionantes aos presentes. Para Kátia Sousa, a oportunidade de levar alegria ao ambiente hospitalar é gratificante: “É um ambiente novo em que normalmente não estamos. Para nós é muito bom estarmos trazendo alegria ao hospital”.

O maestro Diego Melo também ressaltou a importância da música no ambiente hospitalar: “É muito importante trazer música ao hospital. Ela serve também como uma cura espiritual e certamente fará bem a todos”. Ele ainda expressou o desejo de retornar com outros grupos da Escola de Música de Sobral para futuras apresentações.

Uma das espectadoras desse primeiro espetáculo foi a aposentada Alcioneide Aguiar, de 58 anos, que teve a oportunidade de ouvir uma orquestra pela primeira vez na vida. Acompanhando o esposo, o motorista de ambulância Augusto Feliciano Aguiar, de 65 anos, que se recupera de uma cirurgia no HRN, ela se emocionou com a apresentação: “É muito gratificante ouvir uma música tão linda assim depois de mais de um mês aqui no hospital com meu esposo.”

Alcioneide elogiou a iniciativa do hospital e disse que a apresentação foi um momento de alegria. O Projeto “Pôr do Sol Musical” promete trazer mais momentos como esse para os pacientes, acompanhantes e colaboradores do HRN, proporcionando não apenas entretenimento, mas também uma forma de aliviar o estresse e inspirar esperança durante o processo de recuperação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo