Morre em Brasília, aos 90 anos, ex-ministro do STF José Carlos Moreira Alves após internação prolongada em hospital.

José Carlos Moreira Alves, ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), faleceu nesta sexta-feira (6) aos 90 anos de idade, em Brasília. Ele estava internado em um hospital particular da capital há mais de 10 dias, mas acabou não resistindo à falência múltipla dos órgãos.

O velório do jurista será realizado neste sábado (7) no Salão Branco do Supremo, em horário que ainda não foi confirmado.

Moreira Alves ocupou o cargo de ministro do STF por 28 anos e teve atuações emblemáticas durante esse período. Uma das mais notáveis foi a sua declaração que abriu a Assembleia Nacional Constituinte, responsável pela elaboração da Constituição de 1988. Seus votos eram frequentemente citados pelos ministros atuais do Supremo.

Nascido em Taubaté (SP), Moreira Alves se formou em direito na Universidade do Brasil, em 1955, e concluiu seu doutorado na mesma instituição dois anos depois. Ele iniciou sua carreira como professor em universidades privadas no Rio de Janeiro, como Cândido Mendes e Gama Filho, e posteriormente se tornou professor da Universidade do Brasil. Mais tarde, em 1969, obteve o título de livre docente na Universidade de São Paulo (USP).

Além de sua trajetória como ministro do STF, Moreira Alves também foi Procurador-Geral da República (PGR) entre 1972 e 1975. Durante sua carreira, ele escreveu várias obras sobre diversos temas, principalmente na área do direito privado, na qual era especialista.

A morte de Moreira Alves causou grande comoção entre os membros do Supremo Tribunal Federal. O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, cancelou uma viagem internacional para poder comparecer ao velório do jurista. Em nota, Barroso destacou a importância de Moreira Alves para a história do Brasil e expressou seus sentimentos à família.

Outros ministros do Supremo também prestaram homenagens a Moreira Alves, destacando sua contribuição para a jurisprudência e sua dedicação ao direito. Eles ressaltaram a importância de sua atuação como ministro e seus conhecimentos jurídicos.

Com a morte de Moreira Alves, o Brasil perde um dos grandes juristas de sua história. Sua atuação exemplar e seu legado continuarão sendo lembrados e influenciando o direito brasileiro. O Supremo Tribunal Federal perde um membro que deixou uma marca indelével em sua trajetória. Que sua família encontre conforto nesse momento de luto.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo