Brasileiros abrigados em Gaza são transferidos para cidade próxima à fronteira com o Egito

Dezesseis brasileiros, incluindo adultos e crianças, que estavam abrigados em uma escola na cidade de Gaza, no norte da Fronteira de Gaza, foram transferidos com segurança no último sábado (14) para a cidade de Rafah, localizada perto da fronteira com o Egito, na região sul.

Inicialmente, o grupo aguardava na cidade de Khan Yunis pela autorização do governo do Egito para ingressar em território egípcio e embarcar em um voo de volta ao Brasil. No entanto, as autoridades optaram por transferir os brasileiros para Rafah enquanto aguardam a permissão.

A “pequena casa” alugada pelo governo em Rafah oferece uma noite mais tranquila para o grupo e está localizada a uma caminhada de distância da fronteira com o Egito, conforme informou o Palácio do Planalto em comunicado.

Enquanto isso, os outros 12 brasileiros que já estavam em Khan Yunis, aguardando autorização para atravessar a fronteira com o Egito, permanecerão na cidade. Como esses brasileiros residem em Khan Yunis, não foi necessário que se deslocassem para a casa alugada em Rafah, que está aproximadamente 13 quilômetros de distância.

A expectativa é de que assim que a fronteira for aberta, permitindo a imigração, os dois grupos possam se reunir e seguir juntos para o Brasil. A aeronave da Presidência da República, um VC-2, já está estacionada em Roma, na Itália, aguardando o momento oportuno para seguir viagem até o Egito. O Itamaraty continua negociando com as autoridades egípcias para garantir a entrada dos brasileiros e seus familiares no país.

Até o momento, o governo brasileiro já resgatou 701 brasileiros e seus familiares em quatro voos da Força Aérea Brasileira (FAB). O quinto avião, que partiu de Tel Aviv neste sábado, trouxe mais 215 pessoas, incluindo nove bebês. A previsão é de que a aeronave pouse no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, na madrugada deste domingo, elevando o total de brasileiros repatriados para 916 pessoas.

O Ministério das Relações Exteriores estima que serão necessários pelo menos 15 voos para trazer de volta ao país todos os brasileiros que solicitaram ajuda para deixar a região do conflito. Mais de 2,7 mil cidadãos brasileiros atualizaram seus dados pessoais através do formulário disponibilizado pela embaixada brasileira em Tel Aviv, porém nem todos manifestaram a intenção de deixar a região neste momento.

Além disso, alguns cidadãos preencheram o formulário mais de uma vez, dificultando o levantamento preciso do número de brasileiros na região. O Itamaraty está revisando a lista para garantir a correta contagem. Aloysio Mares Dias Gomide Filho, diretor do Departamento Consular do Itamaraty, ressaltou que os cidadãos já repatriados estão entre aqueles que responderam ao formulário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo