Roteiristas de “Cangaço Novo” participam de estudo de caso na Escola Porto Iracema das Artes

No dia 19 de outubro, a Escola Porto Iracema das Artes receberá os roteiristas e criadores da série “Cangaço Novo”, Eduardo Melo e Mariana Bardan, para um estudo de caso sobre a produção. O evento, que será gratuito e aberto ao público, acontecerá às 19h no Pátio da Escola. A mediação será feita pelo realizador, professor e pesquisador Samuel Brasileiro.

Lançada em agosto de 2023, a série “Cangaço Novo” já se tornou um sucesso, estando entre as mais assistidas da Amazon Prime em diversos países, incluindo o Brasil. A obra é fruto de uma parceria entre a produtora O2 e a Amazon Studio e se passa no sertão cearense, contando com um elenco de atores e atrizes nordestinas. A trama gira em torno da história de Ubaldo, um bancário sem memória de sua infância, que precisa de dinheiro para cuidar de seu pai adotivo doente. Durante a narrativa, ele acaba recebendo uma herança que mudará sua vida. Em Cratará, no meio do sertão cearense, ele se tornará o líder de uma perigosa gangue de assaltantes de banco, seguindo o destino e o legado de seu pai biológico, um mítico cangaceiro.

O estudo de caso proposto pelos criadores de “Cangaço Novo” na Escola Porto Iracema das Artes é uma oportunidade única para estudantes, profissionais e entusiastas do mundo audiovisual mergulharem nos detalhes e nuances do processo criativo e compreenderem os caminhos para a viabilização de uma série de sucesso. A série foi gestada ao longo de 10 anos e vem ganhando grande repercussão.

Eduardo Melo, um dos criadores da série, é formado em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade de São Paulo e também estudou cinema na FAAP em São Paulo, além de ter feito um curso de roteiro na New York Film Academy em Los Angeles. Além de “Cangaço Novo”, ele também roteirizou um documentário sobre a vida do primeiro surfista medalhista de ouro, Ítalo Ferreira, e trabalhou em outros projetos de séries e filmes.

Mariana Bardan, a outra criadora de “Cangaço Novo”, é formada em cinema pela FAAP e letras pela USP. Além de “Cangaço Novo”, ela também trabalhou como roteirista em outras produções, como uma série distópica para o Globoplay e o documentário “Contos Curiosos de Ítalo Ferreira”. Ela também tem experiência em animação, sendo criadora e roteirista de outras séries e projetos da TV Pinguim e da produtora 44Toons.

Samuel Brasileiro, responsável pela mediação do estudo de caso, é diretor, roteirista e professor na área de roteiro. Ele é formado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará e possui mestrado em Comunicação Social. Samuel já dirigiu e roteirizou diversos curtas-metragens premiados em festivais nacionais e internacionais, além de ter participado de projetos como “Pacarrete” e “Lana & Carol”.

A Escola Porto Iracema das Artes é um importante espaço de formação em artes do Governo do Estado do Ceará, sendo responsável por desenvolver processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro. Todos os cursos e laboratórios oferecidos são gratuitos, buscando promover o acesso à cultura e estimular a produção artística no estado.

O estudo de caso com os criadores de “Cangaço Novo” promete ser uma oportunidade única para os interessados no mundo audiovisual conhecerem mais sobre o processo de criação e produção de uma série de sucesso. A presença de Eduardo Melo, Mariana Bardan e Samuel Brasileiro certamente enriquecerá o debate e proporcionará um momento de aprendizado e troca de experiências para os participantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo