Inep inicia aplicação do Saeb 2023 com estimativa de 8,4 milhões de alunos participantes.

Nesta segunda-feira (23) terá início a aplicação dos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a aplicação presencial, que antes estava prevista para se encerrar no dia 10 de novembro, foi estendida até o dia 17 de novembro. De acordo com o órgão, essa prorrogação foi necessária para atender às demandas logísticas de cada unidade da Federação, uma vez que as provas serão aplicadas em todos os municípios brasileiros.

A expectativa é de que mais de 8,4 milhões de alunos, 384.337 turmas e 190.160 escolas participem dos testes, conforme divulgado pelo Inep. Toda a produção, distribuição e aplicação das provas serão feitas de forma escalonada, levando em consideração a extensão territorial do país e as características de cada local. O Inep ressalta que todas as coordenações locais já foram devidamente capacitadas.

Além das provas em si, o Saeb também utiliza questionários eletrônicos para obter informações sobre a qualidade da educação básica. Esses questionários abrangem temas como atendimento escolar, ensino e aprendizagem, investimento, profissionais da educação, gestão, equidade, cidadania, direitos humanos e valores. O envio dos links para preenchimento começou em setembro e o prazo para resposta também se encerra no dia 17 de novembro.

O Saeb é uma avaliação em larga escala que vem sendo realizada desde 1990. Seu objetivo é fornecer subsídios para a elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais. Segundo o Inep, essa avaliação permite que os governos avaliem a qualidade da educação praticada no país, a partir de evidências. Além disso, também possibilita compreender as condições de acesso e permanência na escola, bem como a eficiência do ensino. Por meio de testes e questionários, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem dos estudantes no contexto escolar.

Com a aplicação dos testes do Saeb 2023, espera-se obter dados valiosos sobre a qualidade da educação básica no Brasil. Essas informações serão fundamentais para embasar políticas públicas na área educacional, visando sempre à melhoria do ensino e aprendizagem dos estudantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo