Governo do Ceará assina projeto de lei que isenta cozinhas solidárias do Programa Ceará Sem Fome do pagamento de água e esgoto

No dia 1º de novembro de 2023, o Governo do Ceará deu mais um importante passo no combate à fome no estado. Durante uma solenidade realizada no Palácio da Abolição, o governador Elmano de Freitas, o presidente da Cagece, Neuri Freitas, e a primeira-dama e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia de Freitas, assinaram a mensagem de um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a isentar o pagamento de água e esgoto para as cozinhas do programa.

Além disso, foi assinado também o Termo de Adesão e Acordo de Cooperação ao Pacto por um Ceará Sem Fome. O evento contou com a presença do titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Moisés Braz, e outras autoridades.

O presidente da Cagece, Neuri Freitas, ressaltou a importância dessa isenção para as cozinhas do programa. Segundo ele, a ideia surgiu durante uma reunião com a primeira-dama e visa beneficiar tanto as cozinhas quanto as pessoas que produzem diariamente a alimentação.

A primeira-dama, Lia de Freitas, explicou como o recurso que era utilizado para o pagamento das contas de água e esgoto pelas cozinhas do programa será utilizado. Ela informou que será feito um aditivo para que esse recurso seja repassado para as cozinhas e revertido em alimento para as refeições diárias.

Atualmente, o Programa Ceará Sem Fome conta com 945 cozinhas em funcionamento em todo o estado, sendo 287 em Fortaleza e 658 no interior. Ao todo, são atendidos 156 dos 184 municípios do Ceará, com a distribuição de 88.178 refeições por dia. Até o fim de outubro, foram distribuídas 1.376.798 refeições.

O governador Elmano de Freitas destacou o impacto positivo do Programa Ceará Sem Fome e ressaltou a importância da lei que concede a isenção do pagamento de água e esgoto para as cozinhas. Ele enfatizou que mais de 900 cozinhas estão produzindo cerca de 80 mil refeições por dia, e que agora elas não precisarão mais pagar a conta de água, o que garantirá mais recursos para a produção de alimentos.

O combate à fome é uma prioridade para o Governo do Ceará, que busca garantir o acesso à alimentação para as famílias mais vulneráveis. Com a isenção do pagamento de água e esgoto, as cozinhas do Programa Ceará Sem Fome poderão destinar mais recursos para a produção de refeições de qualidade, beneficiando diretamente a população do estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo