HRN celebra um ano da Unidade de AVC com redução significativa da mortalidade e reconhecimento internacional

No último mês de outubro, o Hospital Regional Norte (HRN) em Sobral, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), comemorou um ano de abertura da Unidade de AVC, especializada no atendimento a pacientes vítimas de Acidente Vascular Cerebral isquêmico. Durante este período, foram admitidos um total de 684 pacientes, sendo que 663 deles foram beneficiados com a unidade de AVC Agudo e 534 foram internados no AVC Subagudo.

Os resultados apresentados durante o simpósio “Um ano da Unidade de AVC do HRN – Cuidado e Dedicação à População da Região Norte do Ceará”, realizado no dia 31 de outubro, foram muito positivos. Além de atender um grande número de pacientes, houve uma redução significativa da taxa de mortalidade da doença. Segundo um estudo científico publicado na revista internacional Frontiers in Neurology, em 2015, 49% dos pacientes vítimas de AVC na Região Norte faleciam. Já em 2023, um ano após a implantação da Unidade de AVC do HRN, a taxa de mortalidade foi de apenas 6,8%. Outro dado relevante é que 88% dos pacientes que realizaram a trombólise no HRN, um procedimento que utiliza medicação para dissolver um coágulo, apresentaram melhora dos sintomas ou não tiveram agravamento do quadro de saúde.

O coordenador médico da Unidade de AVC do HRN, Espártaco Ribeiro, ressaltou a importância do serviço. Segundo ele, o objetivo é se tornar um serviço de ponta, com um atendimento ágil e integrado com outros setores e serviços, para garantir um tratamento eficaz dessa doença que é uma das maiores causas de morte no Brasil.

Durante o evento, a secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, e outras autoridades presentes destacaram a importância da Unidade de AVC para a região de Sobral. Tânia Mara ressaltou os resultados magníficos, com uma taxa de mortalidade menor do que 7%, o que demonstra a eficiência, a importância e a redução drástica da mortalidade por AVC.

O diretor-geral do HRN, Carlos Hilton Albuquerque Soares, comemorou os avanços alcançados ao longo do primeiro ano de funcionamento da Unidade de AVC. Ele ressaltou a redução significativa da mortalidade por AVC e destacou a importância desse serviço para todos os municípios da região Norte.

Além disso, a Unidade de AVC do HRN recebeu a certificação Angels Awards Platinum Status, uma iniciativa internacional da Boehringer Ingelheim que busca qualificar os centros de acidente vascular cerebral.

O Simpósio de AVC também foi marcado por palestras e mesas temáticas, que abordaram avanços e perspectivas para o futuro no tratamento do AVC.

Em resumo, o HRN comemorou um ano de abertura da Unidade de AVC com resultados animadores, como a redução da taxa de mortalidade da doença e a certificação internacional. O serviço vem se consolidando como referência no tratamento do AVC na região Norte do Ceará, garantindo um atendimento eficaz e contribuindo para a diminuição dos impactos dessa doença.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo