Enem 2023 aborda invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres no Brasil

No último domingo (5), milhões de estudantes em todo o Brasil realizaram as provas de linguagens, redação e ciências humanas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. O tema da redação deste ano trouxe à tona uma importante questão que permeia a sociedade brasileira: a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres.

Para muitos professores de redação, esse tema não surpreendeu, já que segue a linha de temas anteriores, abordando problemáticas sociais relevantes. Entretanto, apesar de atual e importante, pode ser bastante desafiador para os candidatos do exame.

A professora Tatiana Nunes Camara, do colégio Mopi, destacou a relevância do tema para as mulheres, que frequentemente desempenham múltiplas jornadas de trabalho sem reconhecimento ou remuneração. Segundo ela, o tema reflete acontecimentos recentes, como o lançamento do filme “Barbie”, que discute a organização patriarcal da sociedade.

Além disso, o governo brasileiro anunciou neste ano a criação de um grupo de trabalho para a elaboração da Política Nacional de Cuidados, voltada para aqueles que cuidam de crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. Esse trabalho é majoritariamente realizado por mulheres, que dedicam em média 22 horas por semana a essa atividade.

Para os estudantes, é importante compreender a invisibilidade do trabalho de cuidado e pensar em propostas de intervenção para enfrentar essa questão. Entre as possibilidades, estão subsídios fiscais para empresas contratarem mulheres, investimento público em creches e leis que garantam subsídios para essas mulheres.

Já para o professor Noslen Borges, da plataforma Clube do Noslen, o tema segue a tradição do Enem de trazer problemáticas brasileiras e focar em grupos socialmente desfavorecidos. Ele ressalta que o trabalho invisível realizado pelas mulheres é uma realidade não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Roberta Panza, professora de redação da plataforma Descomplica, destaca que o tema chama atenção não apenas para questões de gênero, mas também para o recorte racial, pois muitas vezes são as mulheres negras que realizam esse tipo de trabalho. Ela aponta ainda que a dificuldade em combater a invisibilidade desse trabalho pode estar relacionada ao fato de que as leis são majoritariamente feitas por homens.

Enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres é um desafio complexo e estrutural da sociedade brasileira. O Enem, ao trazer esse tema para a redação, estimula os estudantes a refletirem sobre essa problemática e a pensar em possíveis soluções. A nota do Enem é um importante critério de acesso à educação superior e, mais do que isso, o exame contribui para a formação de cidadãos conscientes e engajados com as questões sociais do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo