Temporal em São Paulo deixa sete mortos e milhões de pessoas sem energia e água

No último final de semana, o estado de São Paulo foi severamente afetado por um forte temporal, que deixou um rastro de destruição e resultou em sete mortes até o momento. Uma das vítimas fatais foi registrada em Ilhabela, com o naufrágio de uma embarcação.

Além disso, outras quatro pessoas perderam a vida devido à queda de árvores, sendo uma em Osasco, uma em Suzano e duas na zona leste da capital paulista. Também foram registradas mortes em Limeira, por desabamento de um muro, e em Santo André, devido à queda da parede de um prédio.

Segundo a Defesa Civil, os ventos atingiram uma velocidade de até 151 quilômetros por hora em Santos, de acordo com informações da administração portuária. Na cidade de São Paulo, as rajadas chegaram a 103,7 km/h, o maior registro dos últimos cinco anos.

A situação levou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros a atenderem mais de 2 mil chamados em 40 cidades do estado. Cerca de 100 ocorrências envolveram desabamentos de muros, casas e destelhamentos de imóveis. Felizmente, não há previsão de novas tempestades e vendavais para os próximos dias.

Além dos danos físicos, o temporal também resultou em um grande número de pessoas sem energia elétrica. Estima-se que pelo menos 2,1 milhões de pessoas tenham ficado sem energia na capital paulista e em 23 municípios da região metropolitana. A concessionária Enel, que atua nessas localidades, informou que 600 mil usuários já tiveram o serviço restabelecido até o momento.

No entanto, muitas áreas ainda seguem desabastecidas e a previsão é que a rede elétrica seja completamente recomposta até a próxima terça-feira (7). Vale ressaltar que a falta de energia elétrica também impactou o fornecimento de água. A Sabesp, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, solicitou que os consumidores economizassem água até que a situação se normalizasse.

Algumas localidades ainda estão sem energia elétrica e, consequentemente, com o abastecimento de água afetado. Entre elas estão São Mateus, Itaquera, Vila Mariana, Vila Clara, Capão Redondo, Itapecerica da Serra, Cotia, Osasco, Barueri, Guarulhos, Taboão da Serra, Biritiba Mirim e Suzano.

Outras regiões tiveram a energia restabelecida, porém os reservatórios ainda estão em processo de recuperação. São elas: Santo André, Mauá, Diadema, Itaquaquecetuba, Guaianases, Americanópolis, Vila Clara, Vila Mascote, Vila Santa Catarina, Vila Joaniza, Campo Grande, Jd Promissão, Pedreira, Cidade Ademar, Chácara Flora, Santa Etelvina, Cidade Tiradentes e Morumbi, em São Paulo. A Sabesp orienta que os clientes façam uso consciente da água, priorizando para higiene e alimentação até que todo o sistema esteja normalizado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo