Caravana Aprender+: Rede Municipal de Ensino de Fortaleza se prepara para provas do Spaece 2023 com programação de incentivo e preparação.

A Secretaria Municipal da Educação (SME) está realizando a Caravana Aprender+, com o objetivo de preparar os estudantes para as provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2023. A agenda inclui uma série de atividades como rodas de conversa, oficinas pedagógicas e motivacionais, aulões, e outras dinâmicas variadas visando a melhoria da aprendizagem.

A secretária Dalila Saldanha ressalta que a Caravana é mais uma ação que busca promover o incentivo e a preparação dos estudantes. O objetivo é que todos alcancem o nível de excelência que é a escala de proficiência do Spaece. A iniciativa visa também a participação dos pais, estabelecendo uma parceria fundamental nesse processo de motivar os alunos.

Nesta edição, o Spaece envolve 56.940 estudantes de unidades educacionais da Rede Municipal, com avaliações que ocorrerão nos dias 28, 29 e 30 deste mês, de forma censitária, envolvendo alunos dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, a avaliação terá como base o nível de leitura.

Osvaldo Negreiros, coordenador do Ensino Fundamental, destaca que o processo de preparação acontece durante todo o ano, com intervenções e acompanhamento das escolas. A Caravana Aprender + serve como motivação e traz uma maior divulgação das avaliações dentro da comunidade escolar.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica tem sido importante para a implementação de políticas públicas educacionais e práticas pedagógicas inovadoras nas escolas estaduais e municipais. Segundo dados do Spaece 2022, Fortaleza manteve o nível desejável de alfabetização, registrando a manutenção do bom desempenho apesar da queda em todo o Estado.

As escolas municipais que alcançam os melhores resultados no Spaece e no Spaece-Alfa são homenageadas no Prêmio Escola com Excelência em Desempenho (Pemed). A premiação, que condecorou 192 escolas, distribuiu mais de R$ 1 milhão em recursos, premiando financeiramente 87 unidades. Além disso, na última edição, 416 alunos receberam smartphones e todos os 1.235 professores das escolas premiadas ganharam elogio no Diário Oficial do Município (DOM).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo