Ações da PCCE resultam na recuperação de 84 celulares roubados e furtados no município de Sobral

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) tem realizado importantes ações para coibir o comércio de celulares roubados e furtados. No município de Sobral, a Polícia Civil conseguiu recuperar 84 aparelhos celulares desde o início do ano. Em um período mais recente, entre setembro e novembro deste ano, foram recuperados 22 celulares na região.

De acordo com as informações divulgadas, os policiais civis realizaram investigações com base nos Boletins de Ocorrência (BOs) de roubos e furtos de celulares, registrados na unidade policial que cobre a região. Além disso, também foram utilizados os Boletins Eletrônicos de Ocorrência (BEOs), registrados na Delegacia Eletrônica (Deletron).

Durante as apurações, a PCCE descobriu que algumas pessoas que estavam com os celulares roubados ou furtados não tinham conhecimento sobre a procedência dos aparelhos. Em relação a essas pessoas, foram registrados Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) pelo crime de receptação culposa.

Recentemente, uma mulher de 22 anos foi presa em flagrante pelo crime de receptação após comprar um celular sem a caixa por R$ 550. Ela foi encaminhada para a Delegacia Municipal de Sobral e autuada em flagrante.

A PCCE alerta a população para que não compre objetos sem nota fiscal, uma vez que esses produtos podem ser oriundos de roubos ou furtos, configurando crime de receptação. A pena para esse crime é de reclusão, de um a quatro anos, além de multa. A polícia também orienta a desconfiar de aparelhos oferecidos por valores abaixo do mercado.

A população tem um papel importante no combate ao comércio ilegal de celulares. A Polícia Civil reforça a importância do registro de Boletim de Ocorrência (BO) por parte das vítimas, para que as investigações possam avançar. Além disso, é possível fazer denúncias para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, garantindo sigilo e anonimato.

Por fim, a Polícia Civil orienta a população a saber como consultar o número de IMEI do celular, o qual pode ser encontrado na caixa do aparelho, no adesivo que fica por trás da bateria, ou digitando *#06# no celular e apertando a tecla para ligar. Em caso de roubo ou furto, é imprescindível mencionar o número do IMEI ao registrar o Boletim de Ocorrência.

Com base nessas informações, a PCCE reforça seu compromisso em combater o comércio ilegal de celulares roubados e furtados, buscando garantir a segurança da população e coibir a receptação desses aparelhos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo