Brasil quebra recordes e conquista mais de 130 medalhas no Parapan de Santiago

O Brasil teve mais uma jornada de conquistas na atual edição dos Jogos Parapan-Americanos, que estão sendo disputados em Santiago (Chile). Nesta sexta-feira (24), inclusive, o time brasileiro alcançou o seu maior número de ouros em uma mesma edição do megaevento esportivo, 132, superando a marca de de 124 triunfos alcançados há quatro anos em Lima (Peru).
Um dos momentos mais marcantes do dia veio com Samuel de Oliveira, que estabeleceu um novo recorde mundial na prova dos 400 metros da classe T20 com o tempo de 46s48, superando em quase quarenta centésimos a antiga melhor marca (46s86), que pertencia ao também brasileiro Daniel Tavares. “Nunca imaginei que pudesse bater o recorde do Daniel. Sempre treino com ele e esse é um sonho que está sendo realizado. É muita felicidade, não consigo nem descrever o que estou sentindo”, declarou Samuel, que disputa o seu primeiro Parapan. Além do ouro de Samuel, a equipe de atletismo brasileira fechou o dia com 16 medalhas (cinco ouros, seis pratas e cinco bronzes).
Na natação, os brasileiros subiram ao pódio em 16 oportunidades, conquistando dez ouros, cinco pratas e um bronze. No total, o Time Brasil encerrou sua participação na modalidade com 120 pódios, na sua melhor campanha da história em uma edição de Jogos Parapan-Americanos.
Na modalidade de taekwondo, os atletas brasileiros levaram o país ao pódio em seis oportunidades nesta sexta-feira (24), com três ouros e três bronzes. Os destaques foram os ouros de Silvana Fernandes, na categoria até 57 quilos, de Nathan Torquato, na categoria até 63 quilos, e de Ana Carolina Moura, na categoria até 65 quilos.
Outras conquistas importantes vieram no tênis, com Leandro Pena garantindo o bronze na chave simples da categoria quad, e Gustavo Silva Carneiro e Daniel Rodrigues Leandro ficando com a prata na chave masculina de duplas. No goalball, tanto na categoria feminina quanto na masculina, a equipe brasileira trouxe medalhas para casa, com um terceiro lugar para as mulheres e um primeiro lugar para os homens.
No ciclismo, Lauro Chaman conquistou um importante ouro na prova de perseguição 4000 metros das classes C4 e C5, enquanto Bianca Garcia e Nicolle Wendy garantiram um bronze na prova dos 1000 metros contrarrelógio da classe B (cegos).
Com todos esses sucessos esportivos, o Brasil se mantém na liderança do quadro de medalhas do Parapan, com o total de 287 pódios. A segunda colocada é a Colômbia (com 142 medalhas), enquanto os Estados Unidos ocupam a terceira posição (com 135 pódios).
Os Jogos Parapan-Americanos estão perto do fim, mas ainda há mais atletas brasileiros para disputar medalhas nos próximos dias. A expectativa é de que o Brasil mantenha seu desempenho e encerre a competição com ainda mais medalhas no peito.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo